Imigrantes no Qatar a torcer por Portugal (com fotos)

Agostinho Silva, em Doha (Qatar)

O Stadium 974 começa a compor-se para receber o Portugal-Gana desta tarde em Doha. Fora do estádio reina já uma interessante animação, depois dos adeptos de uma e outra seleção tem andado pela cidade em pequenas manifestações de apoio às suas equipas.

A avaliar pelo entusiasmo que o JM tem visto por aqui, na capital do Qatar, a equipa africana terá mais adeptos que Portugal. Mas essa poderá ser uma estimativa errada porque o nosso País, e sobretudo Cristiano Ronaldo, beneficiam de uma importante falange de apoio entre os inúmeros imigrantes que fixaram residência no Qatar.

O exemplo de Sajad Salem e Ibrahim Badusha, dois indianos que exercem a profissão de mecânicos em Doha, poderá ser o retrato do que vamos presenciar dentro de hora e meia no Stadium 974, ou o ‘estádio dos contentores’, por ter no exterior um design inovador e surpreendente à base de contentores.

Os dois indianos explicaram ao JM que há muitos imigrantes no Qatar, da Índia e de muitos outros países, que vão apoiar Portugal. O motivo é o mais previsível: Cristiano Ronaldo.

Quanto aos portugueses que vieram de Portugal para assistir a este jogo contra o Gana, serão cerca de mil. Os outros 39 mil que vão lotar o ‘Stadium 974’ são de outros países, muitos deles com “coração português”. Pelo menos hoje.