MADEIRA Meteorologia

Jogos do Mediterrâneo: Velejador madeirense João Tiago Abreu em busca de Paris2024

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Julho 2022
21:57

O velejador madeirense João Tiago Abreu, do Centro Treino Mar, tem representado Portugal na nova classe olímpica da vela, o Foil, nos Jogos do Mediterrâneo Oran2022, um tipo de prova "bonita de ver", que espera mostrar em Paris2024.

Em El Ançor, no Centro Náutico Les Andalouses, a comitiva portuguesa da vela, com ILCA 6, ILCA 7 e Foil, tem conseguido resultados consistentes e dentro do ‘top 10’ das tabelas, com a corrida final agendada para domingo.

O único representante no Foil é o madeirense João Tiago Abreu, que aproveita a nova classe olímpica, sucessora do RS:X, elevando o windsurf à boleia de ventos de inovação.

"O Foil é a nova classe do windsurf, vem substituir a RS:X, e acho que esta classe é superdivertida, andamos a velocidades bastante elevadas, vamos acima de água. Acho que é bonito de ver", declara, em entrevista à Lusa.

A aprendizagem da nova classe "foi um bocado natural", mas "conseguir velejar bem ainda tem as suas diferenças", da posição do corpo, "algumas afinações", e uma grande diferença, "o peso".

"Para andar de Foil, o peso passou a ser 10 quilos superior ao que era no RS:X. Quanto mais pesado, mais se consegue aguentar o Foil, e acelerar mais, desde que esteja a voar. Isso é a principal diferença", declara.

Em Portugal, está a surgir, nas camadas jovens, "quem se interesse por isso, e a andar bem", mas é preciso aumentar o número de praticantes ao alto nível, em seniores, "para ter uma equipa forte, talvez não para estes Jogos Olímpicos, mas para os próximos".

Ainda assim, "Paris2024 é o objetivo" pessoal. "Os apuramentos começam no Mundial do próximo ano. Vou trabalhar bastante para chegar lá", conta.

Depois de um Europeu "que não foi assim tão bem conseguido", o campeonato do mundo em outubro é o objetivo.

Para Paris2024, numa modalidade que em termos de custos acabou por ficar sem grande variação de preço, diz, em relação ao RS:X, é preciso "trabalhar bastante", numa classe que pode ser nova, mas "em que o nível a cada competição sobe cada vez mais", se descobrem coisas novas e os velejadores "ficam cada vez melhores".

Portugal tem agora 12 medalhas na prova, somando os ouros de Diogo Ribeiro e Rafael Reis, à prata de Ana Catarina Monteiro, Jieni Shao, Lorène Bazolo, Liliana Cá e da equipa masculina de ténis de mesa, e os bronzes de Evelise Veiga, Filipa Martins, Tiago Pereira, João Geraldo e da equipa feminina do ténis de mesa.

Os Jogos do Mediterrâneo Oran2022 arrancaram em 25 de junho e decorrem até 06 de julho, com mais de três mil atletas de 26 países diferentes, incluindo 159 portugueses em 20 disciplinas.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas