MADEIRA Meteorologia

Atual campeão olímpico do lançamento do peso bate recorde mundial que tinha 31 anos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Junho 2021
11:11

O campeão olímpico em título do lançamento de peso, o norte-americano Ryan Crouser, bateu o recorde mundial da especialidade, com um arremesso de 23,37 metros, nas provas dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Crouser, de 28 anos, que assegurou, obviamente, a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio, superou na sexta-feira (madrugada de hoje em Lisboa), em Eugene, Oregon, o recorde anterior, do compatriota Randy Barnes, de 23,12 metros, que datava de 1990.

O máximo mundial de Barnes resistiu durante 31 anos, mas caiu com ‘estrondo’, por 25 longuíssimos centímetros, tanto quanto alcançou o braço de Crouser, que em janeiro já tinha superado o recorde em pista coberta fixado pelo compatriota em 1989, com um lançamento de 22,82 metros.

"Desde o momento em que [o peso] saiu da minha mão sabia que seria um grande lançamento. É fruto de muito trabalho e dedicação e, por isso, sinto que saiu de cima de mim um enorme peso", afirmou o atleta, natural de Portland, também no estado de Oregon, que efetuou, num único dia, sete lançamentos acima de 22 metros.

A queda de um dos mais antigos máximos mundiais já se tinha feito anunciar durante as eliminatórias das qualificações norte-americanas, quando Crouser lançou o peso a 22,92 metros, a 20 centímetros do recorde de Barnes, que representava naquele momento a quinta melhor marca de sempre, logo à primeira tentativa.

Na final, o novo recordista mundial tomou o seu tempo: após três lançamentos ‘preparatórios’, a 22,61, 22,55 e 22,73 metros, arremessou o peso bem acima dos 23 metros, deixando o grande rival, Joe Kovacs, campeão mundial em 2019, em Doha, a mais de um metro (22,34), no segundo lugar.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas