MADEIRA Meteorologia

Futebol profissional ainda espera apoios

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Março 2021
5:00

O futebol profissional continua na incerteza em relação ao valor referente a esta época (2020/2021), relativo aos apoios do Governo Regional, que correspondem a 1 milhão e 750 mil euros por temporada. Inquirido pelo JM, Juan Gonçalves, diretor de Serviços de Apoio à Atividade Desportiva, não quis fixar um prazo para o pagamento, vincando que estão a decorrer os trâmites legais para regularizar a verba dos contratos, cuja tipologia é agora plurianual, correspondendo a quatro temporadas.

Nesses contratos, o valor por época corresponde a 1,7 milhões de euros, a serem pagos por época, sendo que o prazo para pagamento está dependente da autorização do Tribunal de Contas. “Assim que os contratos receberem aval do Tribunal de Contas, o objetivo é ir regularizando, mas não posso dar prazos. Se por exemplo tivermos o contrato autorizado em abril e de acordo com a capacidade financeira no Orçamento Regional, esse pagamento pode ser feito até em abril, ou maio, mas é muito vago para já dar qualquer prazo. Esta alteração de contrato para plurianual permite que a execução do contrato seja feita por época e, uma vez autorizado, evitará estes atrasos, pois nos próximos quatro anos já não precisará de aprovação no Tribunal de Contas”, disse Juan Gonçalves, não querendo comprometer-se com datas específicas, explicando que o contrato que visa Nacional e Marítimo é válido por 4 épocas, com 1,7 milhões a estarem previstos para pagamento, época a época, durante quatro anos. Em relação ao restante Plano de Apoio ao Desporto (PRAD), faltam contratualizar os respetivos contratos para associações e deslocações finais, algo que está previsto “para abril”, segundo Juan Gonçalves. De resto, as SAD com participações nacionais regulares, como CAB e Madeira SAD, têm já 50% do valor ‘na conta’, com o restante a poder ser pago até junho/julho. Em relação a itens como a competição regional, eventos desportivos ou atletas de alto rendimento, o pagamento de verbas carece de apuramento de despesas, para proceder aos respetivos pagamentos.

Clubes ‘desesperam’ com atrasos

O futebol profissional, representado por Marítimo e Nacional, ‘desespera’ pelos apoios do Governo Regional. Os clubes tiveram de aguentar a época inteira sem os apoios do Governo, visto que a presente temporada encaminha-se para o fim. Uma situação recorrente que já mereceu tomadas de posição públicas de descontentamento ao longo dos anos. Este ano, sabe o JM, o futebol profissional já tem contratos assinados desde janeiro, dando voz a dificuldades e ao respetivo mal-estar devido à demora para a receção das verbas inscritas nos contratos que só agora foram inscritos no JORAM, seguindo para o Tribunal de Contas. Os dois clubes continuam por isso a aguardar, com os trâmites administrativos/legais a decorrerem.

Por Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas