MADEIRA Meteorologia

Mural olímpico: é a vez de David Fernandes

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Fevereiro 2021
5:00

O canoísta madeirense é o quarto atleta a ser homenageado no La Vie. Num percurso de resiliência, ?onde pensou em desistir da modalidade, conseguiu atingir o patamar olímpico no Brasil, em 2016.

Depois de João Rodrigues (vela), Paulo Camacho (natação) e Paula Saldanha (judo), é agora a vez de David Fernandes, canoísta madeirense, ser homenageado no mural olímpico, numa parceria entre o Centro Comercial La Vie e o JM.

David Fernandes é por isso o quarto atleta olímpico a ser homenageado, já amanhã, no piso 1 do La Vie, às 16 horas, juntando o seu nome no painel de ilustres atletas que levaram o nome da Região além-fronteiras no maior evento desportivo do mundo.

O madeirense esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2016, que se realizaram no Brasil, onde terminou em sexto lugar, na final de K4 1.000 metros, juntamente com Emanuel Silva, Fernando Pimenta e João Ribeiro.

Desistir foi hipótese em 2012

Recordando essa presença olímpica, David Fernandes considera que ambicionava um melhor resultado, pensando ainda em desistir da carreia em 2012, devido a um apuramento falhado.

"Claro que queríamos as medalhas mas não foi possível. Mas ir aos Jogos Olímpicos é especial, claro, e foi resultado de um trabalho de vários anos", disse o madeirense ao JM, revelando que esteve para desistir da canoagem em 2012.

"Foi um ano complicado. Falhámos a qualificação para os Jogos Olímpicos por pouco e foi frustrante e mexeu comigo. O nosso K4 era campeão da Europa e recordista mundial e não conseguimos. Pensei mesmo em abandonar", disse o canoísta, que aproveitou para realçar a importância desta iniciativa promovida pelo JM e La Vie. "É sempre bom ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido e dar a conhecer atletas madeirenses que atingiram os Jogos Olímpicos. É uma iniciativa de louvar", declarou David Fernandes, canoísta experiente que marcou presença nos Jogos Olímpicos de 2016, ostentando também várias medalhas internacionais, com destaque para as duas medalhas de ouro que conquistou em 2011, uma na Taça do Mundo e outra no Campeonato da Europa, em K4, juntamente com Fernando Pimenta, João Ribeiro e Emanuel Silva.

Em relação ao presente, a última competição de David Fernandes "foi em outubro". Desde aí, o atleta tem treinado "no ginásio" para manter alguma atividade e estar em boa forma física quando a situação pandémica evoluir de forma positiva.

"Neste momento com tudo suspenso é complicado. E em São Lázaro não podemos remar, tenho feito essencialmente ginásio. É frustrante esta situação, mas só podemos esperar que a pandemia evolua de forma favorável nos próximos tempos", concluiu o canoísta olímpico madeirense.

6.º

lugar nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil.

Por Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas