A 13.ª edição do Trail do Porto Moniz 2026, que terá lugar no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, regista mais de 600 atletas inscritos.
Em comunicado, a comissão organizadora do evento desportivo destaca, de igual modo, a prova curta de 13 quilómetros, que voltou a esgotar, com 360 atletas, refletindo “a forte adesão por parte de atletas de diferentes níveis e experiências”.
Após o feedback “muito positivo” dos participantes que a organização diz ter recebido na edição anterior, foram mantidos os mesmos percursos, garantindo continuidade e qualidade técnica.
Assim, o programa inclui o Trail Ultra de 43 km, o Trail Longo de 25 km e o Trail Curtode 13 km.
No plano competitivo, o Trail do Porto Moniz contará com a presença de vários atletas “de elevado nível”, incluindo vencedores de edições anteriores, como Bruno Coelho e Inês Jordão, Aroa Sío, Tiago Aires e Maria João Abreu, entre muitos outros, prometendo uma edição “altamente competitiva, sem excluir a possibilidade de surpresas por parte de atletas considerados outsiders”.
Uma das principais novidades desta edição é a introdução de um prizemoney, que será atribuído aos três primeiros classificados de cada distância, de modo a valorizar o desempenho desportivo e reforçar o caráter competitivo do evento.
Outro dado a evidenciar é a participação de cerca de 60 atletas provenientes de fora da Região, evidenciando a projeção crescente do evento além-fronteiras.
“Para muitos destes atletas, o Trail do Porto Moniz integra também o plano de preparação para o MIUT – Madeira Island Ultra Trail, que se realiza em abril e que parte, na sua maior distância, do município do Porto Moniz”, recorde-se.
Em suma, a organização sublinha que, “mais do que uma competição, o Trail do Porto Moniz assume-se como uma celebração dodesporto, da superação e do respeito pela natureza, envolvendo atletas, voluntários, famílias e a comunidade local num evento que promove o território e os seus valores”.