Arrancou às 11 horas desta sexta-feira o primeiro dia de competição do Rally Madeira Legend 2023. Andrea Aghini, quatro vezes vencedor do Rali Vinho Madeira entre 1992 e 2002, foi o piloto mais rápido na primeira classificativa.
Na primeira abordagem ao troço do Abrigo do Pastor, a terminar na zona das Quatro Estradas, os clássicos deram espetáculo sobre o piso molhado e deram colorido entre o nevoeiro.
Ao volante de um Lancia Delta Integrale, Andrea Aghini fechou a primeira PEC com um tempo de 7:18.9, seguindo-se Gil Freitas, num Subaru Impreza WRC, com 7:21.8. A fechar os três primeiros, ficou Rui Jorge Fernandes, com um Ford Escort MK II, com 7:41.9.
Em termos da classificação nas várias categorias, além de liderar na geral, o piloto italiano está também à frente entre os Spirit, enquanto Rui Jorge Fernandes lidera na classe de Históricos. Já entre os carros que entram para as contas da categoria Open Legend, o líder é Roberto Martins, que foi quarto à geral na primeira PEC, ao volante de um Renault Clio RS 2.0.
A PEC 2 - Ponta do Sol tem início às 12h53, numa classificativa que vai desde os Canhas ao Paul da Serra, passando junto ao campo de futebol, numa zona espetáculo no Carvalhal.
Marco Milho