Na sequência da notícia publicada esta quarta-feira pelo JM, na qual o presidente do Clube Automobilístico 100 à Hora, Emanuel Pereira, afirma que a coletividade não recebeu os apoios acordados com a Junta de Freguesia e Casa do Povo do Faial para a passagem do Rali do Faial - Santana 2023 no Kartódromo, a Junta de Freguesia local veio a público repudiar essas declarações.
Em nota enviada à redação, Manuel Luís Andrade, escreve que é falso que a Junta de Freguesia que preside deva "o que quer que seja" ao 100 à Hora e que "todos os apoios monetários ou outros, que foram contratualizados, com o referido clube, foram pagos atempadamente e estão regularizados, na íntegra".
Manuel Luís Andrade dá conta ainda que a última comunicação do clube com a Junta aconteceu em julho de 2022, num convite para a apresentação da última edição do Rali.
O autarca diz também que o apoio da Junta de Freguesia ao Rali "tem, sempre, ido muito para além do financeiro", dando o exemplo da despesa com eletricidade, colocação do pódio, cedência de camião-grua e distribuição de barreiras metálicas.
Por fim, Manuel Luís Andrade questiona de onde vêm os avultados prejuízos na realização de anteriores edições da prova.
Hélder Teixeira