MADEIRA Meteorologia

Râguebi: Jogo entre África do Sul e Portugal entusiasma comunidade em Bloemfontein

Bloemfontein, cidade capital da província sul-africana de Free State, vai acolher no próximo dia 20 de julho, o jogo histórico que põe frente a frente, pela primeira vez, as seleções de râguebi da África do Sul e de Portugal.

No Free State Stadium, o encontro entre os ‘Springboks’, campeões mundiais em título, e ‘Os Lobos’ fica a dever-se ao excelente desempenho da seleção lusa durante o último mundial de râguebi, muito especialmente pelo triunfo de Portugal no jogo contra a França, por 24-23, que causou um grande impacto na fraternidade do râguebi.

O JM falou com a líder da comunidade em Bloemfontein, Rosa Maria Jardim, que disse estar muito contente com a notícia que “até custa a acreditar”.

“Até ao momento ainda não houve tempo para pensar em como vamos receber ‘Os Lobos’. Temos o Carnaval à porta, mas já diligenciei para obtermos ‘jerseys’ da nossa seleção de râguebi e já recebi a confirmação de que chegarão no próximo fim de semana”, disse.

“Envidarei todos os esforços, em conjunto com os nossos compatriotas, para o apoio condigno de que são merecedores os jogadores e dirigentes da nossa seleção de râguebi, que teve uma exibição no mundial de 2023 digna do maior apreço e que nos orgulhou bastante”, acrescentou Rosa Maria Jardim.

Por sua vez, João ‘John’ de Jesus, natural do Jardim da Serra, figura muito conhecida da restauração na cidade de Bloemfontein, disse ao JM que sentiu “uma grande alegria pessoal” ao saber que a seleção nacional ia jogar na África do Sul.

“A comunidade portuguesa e também muitos amigos sul-africanos também gostavam, pois na memória de muitos ainda está bem presente a exibição de Portugal no Mundial de Râguebi 2023”, disse.

“O que posso afirmar é que há muito interesse neste jogo. Ainda não pensei bem no que irei fazer, mas fiquei excitado com as notícias. Vou partilhar as minhas ideias com outros compatriotas, pessoas amigas e conhecidas para prepararmos a receção aos nossos jogadores e restante comitiva, e também preparar o apoio à seleção no jogo do dia 20 de julho”, prometeu.

A última vez que os ‘Springboks’ jogaram em Bloemfontein foi em 2022, num teste de má memória fruto de uma derrota frente à seleção do País de Gales. História à parte, Rassie Erasmus, diretor da SA Rugby, disse em comunicado que a seleção sul-africana está encantada por poder voltar a Bloemfontein para o particular histórico que certamente deixará os adeptos orgulhosos.

O JM apurou que a venda de bilhetes para o jogo ainda não foi iniciada.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas