Considerado o maior torneio de bridge realizado em Portugal e um dos mais prestigiados da Europa, o XXVIII Open Internacional Bridge na Madeira arrancou esta semana no Hotel VidaMar, com os torneios paralelos. Com um total de 926 participantes de 44 nacionalidades e com árbitros internacionais, o torneio vai distribuir mais de 52 mil euros em prémios monetários.
Na quinta-feira, o Match-Point de Pares com 56 duplas em prova, trouxe os primeiros grandes destaques. Em Norte-Sul, a vitória sorriu a Nick Nautilus e Frederic Boldt, com 65,24%, seguidos de Marie Therese Hambrick e Sarko Kassabian (62,96%) e Ron Tacchi e Monika Kummel (61,97%). Já em Este-Oeste, os melhores foram Kristinn Olafsson e Aron Thorfinnsson (63,89%), com Michel e Françoise Ingelbert (59,76%) e Teresa Dekoster e Jean de Villenfagne (58,19%) a completarem o pódio.
Na sexta-feira, o Pares IMPs, disputado por 72 pares, confirmou novos vencedores: em Norte-Sul, Gerwin Middelkoop e Arjen Salari alcançaram 48,63 pontos, enquanto em Este-Oeste, Karl Gretar Karlsson e Aron Thorfinnsson lideraram com 50,93 pontos.
Já este sábado, disputou-se um torneio de pares com fins solidários. Em Norte-Sul (N-S), o pódio foi liderado por Ingibjorg Gudmundsdottir e Dagbjort Hannesdottir (59,6), seguidos de Robert Boeddeker e Flora Zarkesch (56,1), Poul Mogensen e Susan Just (54,7), Nick Nautilus e Frederic Boldt (53,9) e Stefan Skorchev e Marina Evans (31,6). Em Este-Oeste (E-W), destacaram-se Arnór Ragnarsson e Sigurdur Steingrimsson (53,6), Hans Kreuning e Sahar Ouda (47,3), Allie Hoenstok e Hans Metselaar (40,4), Jon Gudmundsson e Unnar Gudmundsson (35,8) e Lech Zwirello e Maria Kroppa (34,2).
O ambiente no torneio tem sido de fair play, convivência e troca de experiências, elementos que reforçam a importância do Open como ponto de encontro de jogadores de todo o mundo.
Nos próximos dias, a programação inclui ainda o Charity Pairs (este domingo) e o Warm-up Pairs (segunda-feira), antes do início dos torneios principais: Pares (4 a 6 de novembro) e Equipas (7 a 9 de novembro).