Hoje, o JM, a um dia de ter início o RVM com o pontapé de saída a ser dado com a super especial da Avenida do Mar, traz-lhe os depoimentos, de viva voz, de quem desempenha um fulcral papel em cada edição do Rali. Falamos-lhe dos preparadores, que, semanas a fio, garantem o melhor dos carros, das oficinas para as estradas. Filipe Silva e Roberto Soares explicam como é a preparação.
Foi pelas mãos do pai, que era preparador dos carros da Peugeot, que Filipe Silva começou a mexer nas bólides de ralis, ainda muito novo. Ao fim de semana lá ia com o pai prestar assistência. Hoje, passados muitos anos, é o preparador de mais de dez equipas, um trabalho árduo e muitas vezes injusto para quem trabalha tanto no desporto motorizado. Para este ano, é a empresa de mecânica que apoia e presta assistência mais carros no Rali Vinho Madeira. A Motor Lobos é muito conhecida nas provas automobilísticas da RAM, há muitos anos.
Na sua oficina, em Câmara de Lobos, Filipe Silva adianta ao JM que "são semanas" de muito trabalho que antecedem o RVM. Este ano, é piloto, é preparador, presta assistência a 11 veículos e ainda é patrocinador.
"Neste momento, ao longo do ano. já prestamos assistência a 14 pilotos que participam nas provas de Rampas e Ralis. No Rali Vinho Madeira, vamos prestar assistência a nove pilotos, e ainda vamos dar apoio a dois pilotos continentais. Para a assistência aos carros no RVM, vamos ter cerca de 30 pessoas, só no parque de assistências. Ainda vamos ter pessoas na estrada a ajudar, com algumas informações. Ao todo, em todo o processo, estão envolvidas no RVM muito mais de 50 pessoas".
Leia mais na edição impressa de hoje do JM.
Paulo Graça