MADEIRA Meteorologia

Pinto da Costa: Marcelo recorda personalidade a quem país fica a dever prestígio externo

Data de publicação
15 Fevereiro 2025
21:12

O Presidente da República lamentou hoje a morte do ex-presidente do FC Porto Pinto da Costa, apontando “uma determinação e um estilo muito próprio” a quem Portugal fica a dever “prestígio externo num período inseparável da sua liderança”.

“O Presidente da República apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube”, pode ler-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, num momento em que o juízo a fazer “deve ser o mais possível distanciado”, o que mais deve sobressair é “aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança”.

O Presidente da República recordou que, no início dos anos 80, “então jovem membro do Governo” conheceu Pinto da Costa, que “levaria o seu clube a inúmeras vitórias nacionais e internacionais”.

“Mais tarde, muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências”, acrescentou ainda.

Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu hoje aos 87 anos, vítima de cancro, confirmou hoje à Lusa fonte próxima da família.

Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota frente a André Villas-Boas, antigo treinador da equipa de futebol portista e atual 34.º presidente do clube, nas eleições mais participadas da história ‘azul e branca’, em 27 de abril.

Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas