MADEIRA Meteorologia

Paris2024: PR quer que atletas sejam embaixadores de Portugal e da paz

Data de publicação
08 Julho 2024
18:29

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou hoje gratidão aos atletas portugueses que vão estar nos Jogos Olímpicos Paris2024, pedindo-lhes que sejam embaixadores de Portugal e da paz.

Durante a receção aos atletas apurados para Paris2024 nos jardins do Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa usou três palavras para lançar o seu discurso, “gratidão, Portugal e paz”.

“Gratidão a todas e a todos que nos últimos três anos tudo fizeram para estarmos como estaremos em França para defender Portugal e para promover a paz”, disse o chefe de Estado, garantindo que os atletas que “lutaram, lutaram, lutaram”, mas não conseguiram o apuramento estão no seu pensamento.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que este ciclo olímpico foi de apenas três anos, depois de Tóquio2020 ter sido adiado um ano devido à covid-19, “três anos difíceis, três anos atravessados no mundo por guerras, ainda na ressaca da pandemia, com crises económicas, financeiras, sociais e políticas”.

“E, depois, gratidão aos que vão representar Portugal em França, representam Portugal, representam cada um de nós, cada um dos portugueses e cada uma das portuguesas. E essa gratidão é total. E olhando para os atletas e as atletas, as atletas e os atletas que temos aqui, que honra e que orgulho ter-vos como portadores da mensagem da nossa pátria”, afirmou.

A segunda palavra usada por Marcelo Rebelo de Sousa foi Portugal, lembrando que os atletas vão representar “a bandeira, a pátria, o passado, o presente, o futuro”.

“É isso que está certamente presente na vossa luta, na vossa entrega, na vossa devoção, na vossa presença nestes Jogos Olímpicos. [...] Certamente estareis a lutar por Portugal, a projetar Portugal, a projetar Portugal em França, onde uma comunidade enorme, enorme de portuguesas e portugueses, há muitas décadas, todos os dias constrói Portugal. Onde há uma portuguesa ou um português, aí está Portugal, aí se constrói Portugal”, afirmou.

Como os Jogos Olímpicos são globais, o Presidente da República considera que “todo o mundo estará presente em Portugal”, “com uma mensagem de paz”, acreditando que cada um dos atletas “é mais do que uma embaixadora ou um embaixador de Portugal, é uma embaixadora e um embaixador de um Portugal construtor da paz”.

“Num mundo que é um mundo de ódio, um mundo de desavença, de intolerância, às vezes indiferença, de confronto, de guerra, Portugal quis ser, quer ser portador da mensagem de paz. Nós somos, desde sempre, plataformas entre oceanos, continentes, e tentamos ser, melhor ou pior, mas tentamos sempre ser portadores dessa mensagem, dessa abertura de avenidas de paz”, reforçou.

Para Marcelo Rebelo de Sousa essa paz “significa o respeito pelas pessoas, o respeito pela dignidade das pessoas, o respeito pelos direitos das pessoas, o respeito pela tolerância e pela compreensão, o respeito pelo diálogo, o respeito por uma visão fraterna, universal”.

“[Será uma missão] Bem-sucedida no ir além, mais alto, mais forte, mas também mais aberto, mais compreensivo, mais dialogante, mais compreensivo, mais dialogante. Temos a certeza que os objetivos que cada qual de entre vós fixou a si próprio ou a si própria serão atingidos e superados. A própria presença nestes Jogos Olímpicos representa isso”, referiu.

O Presidente da República deixou ainda elogios ao atual e anterior Governo, porque esta “é uma missão nacional”, em que todos estão “unidos e gratos” aos atletas, realçando o papel do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino.

“Estes atletas não precisam desse exemplo, mas se precisassem do exemplo de alguém que tem demonstrado na sua vida, de forma constante, persistente, uma capacidade de lutar sem limites, teriam em si o exemplo”, assegurou.

Os Jogos Olímpicos Paris2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto, com Portugal a estar representado por 73 atletas em 15 modalidades.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas