Luís Galvão Gouveia, nadador do CD Nacional, apurou-se hoje para o próximo campeonato europeu de juniores de natação, após terminar em 4.º lugar na prova dos 200 metros mariposa.
Vinte e dois anos depois de Paulo Franco, também ex-nadador do Nacional, a Madeira vai voltar a estar representada num grande evento internacional desta modalidade. "Não estava à espera de chegar agora [ao europeu]. Estava a lutar para isso e resultou, com os treinos e dedicação", reconheceu ao JM o nadador de 17 anos.
Esta quinta-feira, no Open de Portugal - Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos Madeira 2023, que decorrem nas Piscinas da Penteada, Luís Galvão Gouveia carimbou o primeiro passaporte da carreira para o Campeonato da Europa, com o tempo ‘recorde’ de 2.03,81 minutos.
"Foi difícil, sim. Mas nada é impossível", lembrou o atleta, contando que após concluir a prova só passados alguns momentos é que se apercebeu que "tinha conseguido".
"Mal conseguia ver o ‘placard’ e foi só quando comecei a ouvir os gritos e vi um amigo meu a cumprimentar-me… tomei consciência do que tinha alcançado", descreveu Luís Galvão Gouveia, confessando: "Ainda não acredito."
"Já estou mais aliviado. O stress quase desapareceu todo. Está feito!", rematou, por hoje, pois ainda faltam quatro provas.
Esta sexta-feira, o nadador alvinegro vai disputar os 400m estilos. Para sábado estão reservados os 100m mariposa e 200 estilos. No domingo, 50m mariposa.
Raul Caires