A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) apresentou hoje no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira, a obra Provas Automobilísticas (entre 1930 e 1949), o n.º 13 da coleção Madeira - Memórias Fotográficas.
O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, vincou a importância da obra.
"Antes de mais é a concretização de mais um exemplar desta coleção, que foi iniciada com o intuito de dar relevo às coleções fotográficas da Madeira, homenageando os fotógrafos da Região e outros que por aqui passaram e trabalharam. A coleção foi evoluindo e incluímos fatos históricos e acontecimentos relevantes, abrindo-se um novo capítulo onde se insere este 13.º número. Com isto, através da investigação, chegou-se a informação que ainda não eram do conhecimento público", referiu o secretário regional, acrescentando que a investigação é "naturalmente apoiada", com o objetivo de "esquematizar com base em fotografia as informações, algumas que ainda não eram do conhecimento público".
Por outro lado, Jorge Ramos, responsável pela pesquisa, seleção de fotografias e texto introdutório, explicou um pouco da obra.
"Partimos da ideia de fazer um retrato de todas as provas. Tínhamos conhecimento da prova de 1935, a Gincana dos Barreiros, mas através de muita pesquisa em jornais descobrimos que a primeira prova foi afinal em janeiro de 1923, precisamente há 100 anos. Não estávamos à espera de encontrar essa informação. Depois fizemos uma compilação fotográfica das provas entre 1930 e 1949", explicou.
Refira-se que com esta edição divulgam-se imagens inéditas que representam provas automobilísticas na Madeira nas décadas de 30 e 40 do século XX.
A publicação contém 112 páginas e teve uma tiragem de 1.000 exemplares.
Daniel Faria