O Club Sport Marítimo La Guaira apurou-se ontem para a final do Torneio de Encerramento da II Liga venezuelana de futebol ao levar a melhor sobre o Dynamo Puerto no desempate por grandes penalidades, em partida da 2.ª mão das meias-finais.
Depois do nulo registado há uma semana, no jogo da 1.ª mão, os verde-rubros inauguraram o marcador em Puerto La Cruz, aos 41 minutos, por intermédio de Castillo, mas a vantagem viria a ser anulada aos 55’, por Arismendi.
O empate manteve-se até ao final do tempo regulamentar e, sem direito a prolongamento, o finalista teve de ser encontrado desde a marca dos 11 metros. E a ‘lotaria’ sorriu aos verde-rubros, por 5-4 (o guardião maritimista defendeu a primeira grande penalidade).
Na final, cujo vencedor garante automaticamente a subida ao principal escalão, o Marítimo La Guaira vai medir forças com o Bolívar, equipa que fechou a fase regular do ‘Clausura’ em 2.º lugar, com 21 pontos, menos três do que os verde-rubros, que terminaram em 1.º. O vencedor vai jogar depois com o campeão do torneio Abertura para decidir quem sobe à I Liga.
O finalista derrotado do duelo de campeões terá ainda uma segunda oportunidade para ascender de divisão através de um play-off a disputar com o penúltimo classificado à I Liga venezuelana de futebol.
Raul Caires