O nadador madeirense Luis Galvão Gouveia, do Clube Desportivo Nacional, foi o mais rápido na XXVIII Prova de Mar José Silva ‘Saca’, concluindo a prova com o tempo de 15 minutos, 49 segundos e 65 décimas.
No segundo posto, ficou Rodrigo Rodrigues, do Clube Desportivo São Roque, com a marca de 16 minutos, 5 segundos e 93 décimas, seguindo-se no terceiro lugar Diego Santos, do Clube Desportivo Nacional, realizando o percurso com o tempo total de 16 minutos, 58 segundos e 44 décimas.
Em femininos, Pauline Ringue, do Clube Naval do Funchal, foi a mais rápida, cortando a meta com o tempo de 17 minutos, 18 segundos e 7 décimas, seguindo-se no segundo lugar a nadadora Vera Gonçalves, do Juventude Atlântico, com o ‘crono’ de 17 minutos, 54 segundos e 96 décimas. Já no último degrau do pódio ficou coloca Zara Rojas, do Clube Desportivo Nacional, rubricando o tempo de 18 minutos, 17 segundos e 16 décimas.
A emblemática prova de natação inserida nas comemorações da cidade do Funchal, que assinala amanhã o seu 515.º aniversário, voltou a juntar dezenas de atletas federados e populares, que desafiaram o trajeto de 1 quilómetro, que liga o cais da cidade ao Complexo Balnear da Barreirinha, local da chegada dos atletas.
Refira-se que nesta prova participaram cerca de 150 atletas, numa demonstração de grande vitalidade da prova, que homenageia José da Silva ‘Saca’, figura com grande preponderância na natação regional principalmente nas décadas de 50 e 60.
Daniel Faria