A Câmara Municipal do Funchal foi reconhecida como ‘Destino Ativo e de Experiências’, no âmbito do Seminário dos Municípios Amigos do Desporto, em Castro Daire, realizado, ontem.
“Este prestigioso reconhecimento sublinha o compromisso da edilidade em promover atividades desportivas e experiências enriquecedoras para visitantes e residentes locais”, vinca a autarquia, em comunicado.
A este propósito, Pedro Calado ressalva que este reconhecimento é um testemunho do “esforço contínuo da autarquia” em maximizar o “potencial turístico e de qualidade de vida” do município.
“Estamos orgulhosos por termos sido reconhecidos como um ‘Destino Ativo e de Experiências’. Este título não apenas exalta a nossa oferta turística e de lazer, mas destaca também os esforços da Câmara Municipal para proporcionar experiências memoráveis aos visitantes, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do turismo local”, afirma.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal reforça o compromisso de continuar a promoção de atividades desportivas inovadoras e experiências autênticas. Além disso, destaca “a importância da partilha de boas práticas entre os municípios portugueses”, já que esta é “uma metodologia que contribui para uma gestão do desporto mais eficaz e para a implementação de práticas que impulsionam a excelência nas ações desenvolvidas pelas autarquias”.
“Este reconhecimento no Seminário dos Municípios Amigos do Desporto é mais do que uma conquista isolada: é um investimento no futuro do Funchal e uma expressão do compromisso contínuo da autarquia em proporcionar experiências excecionais para todos”, reitera a Câmara Municipal do Funchal, acrescentando que “importa ainda reconhecer as transformações operadas nos territórios dos MAD, no que diz respeito às oportunidades de prática, quer informais autónomas, quer formais e com acompanhamento, assim como as atividades e os eventos que utilizam os espaços exteriores dos territórios, assim como nas oportunidades ao nível das diferentes tipologias de turismo existentes em cada território”.
Note-se a promoção de um território como um ‘Destino ativo e de experiências’ espoleta a oportunidade de diversificar os tipos de turismo oferecidos. Isso inclui o turismo cultural, o turismo de aventura, o turismo gastronómico, o turismo ecológico, entre outros. “A diversificação atrai uma variedade de visitantes com diferentes interesses, ampliando a base de turistas e minimizando a dependência de um único segmento”, sublinha a autarquia.
Duarte Oliveira, diretor do departamento de Juventude e Desporto e Vítor Franco técnico superior da Divisão de Desporto receberam esta distinção em representação do município.