MADEIRA Meteorologia

FIFA condena agressão a árbitro na Turquia e pede que segurança seja respeitada

Data de publicação
12 Dezembro 2023
11:46

O presidente da FIFA classificou hoje como “totalmente inaceitável” a agressão a um árbitro de futebol pelo presidente dos turcos do Ankaragücü, incidente que levou à suspensão por tempo indefinido dos principais campeonatos do país.

“Estes comportamentos não podem ter lugar no futebol. Árbitros, jogadores, adeptos e funcionários têm de estar seguros para desfrutarem do jogo. Apelo às autoridades competentes que garantam que a segurança é implementada e respeitada a todos os níveis”, escreveu Gianni Infantino.

Na segunda-feira, a Federação Turca de Futebol suspendeu “indefinidamente” a principal Liga do país e os restantes campeonatos, devido à agressão ao árbitro internacional Halil Umut Meler pelo presidente e pessoas ligadas ao Ankaragücü, clube no qual alinha o português Pedrinho.

A decisão do organismo federativo surgiu pouco depois de, após o empate com o Rizespor (1-1), o presidente do Ankaragücü, Faruk Koca, ter invadido o relvado e dado um soco no árbitro Umut Meler, que caiu e continuou a ser pontapeado na cara e cabeça por elementos ligado ao mesmo clube.

Com o árbitro caído no chão, várias pessoas, entre jogadores, árbitros assistentes e treinadores, criaram, rapidamente, um círculo de segurança para tentarem impedir mais agressões.

Umut Meler, de 37 anos, foi transportado para o hospital para receber assistência médica e passou a noite na unidade devido à possibilidade de ter lesões internas, tanto no cérebro como na região abdominal.

Em declarações a um órgão de comunicação turco, o presidente do Ankaragücü referiu que não tem memória do incidente.

Entretanto, através das redes sociais, o presidente da Turquia condenou o ataque a Halil Umut Meler, árbitro UEFA e FIFA, e prometeu mão dura no combate à violência no desporto.

Este ano, Umut Meler esteve em jogos do Benfica e Sporting de Braga na Liga dos Campeões e também no Bósnia-Herzegovina-Portugal, da fase de qualificação para o Euro2024.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas