O campeão FC Porto e o Sporting entram hoje em ação na I Liga de futebol, numa 12.ª jornada em que procuram diminuir a distância para o líder Benfica, que apenas entra em campo no domingo.
Os ‘dragões’, que durante a semana garantiram a vitória no seu grupo da Liga dos Campeões, e o estatuto de cabeça de série no sorteio dos oitavos de final, recebem a partir das 18:00 o Paços de Ferreira, último classificado e única equipa sem vitórias.
O jogo de hoje parece o cenário ideal para a equipa de Sérgio Conceição regressar aos triunfos na Liga, depois de uma derrota no clássico com o Benfica (1-0) e um empate fora com o Santa Clara (1-1), que deixou os campeões a oito pontos das ‘águias’.
Um pouco mais tarde as atenções viram-se para o Sporting, a atravessar o seu pior momento, depois de nova derrota no campeonato, fora com o Arouca (1-0) e a ‘queda’ para a Liga Europa, ao perder em casa com o Eintracht Frankfurt (2-1).
Os ‘leões’, que recebem o Vitória de Guimarães (quinto), em jogo com início às 20:30, são sextos classificados, a 12 pontos do Benfica e numa época agravada pelo facto de já terem sido eliminados da Taça de Portugal.
Com os jogos de hoje, FC Porto e Sporting podem, no entanto, ‘atenuar’, ainda que provisoriamente, diferenças para a frente, tendo em conta que a equipa de Roger Schmidt apenas joga no domingo, dia em que visita o Estoril Praia (20:30).
Ainda antes de 'dragões' e 'leões', a ronda 'oferece' a partir das 15:30 a receção do Vizela (12.º) ao Arouca (nono), num momento muito diferente para os dois emblemas.
Os vizelenses não vencem há dois jogos (derrota e empate), enquanto o Arouca não perde há quase dois meses, desde a derrota com a Boavista em meados de setembro, somando desde então três empates e três vitórias, uma das quais na Taça de Portugal.
A jornada arrancou na sexta-feira, com o Portimonense a regressar às vitórias, por 2-1 na visita ao Gil Vicente, com o novo técnico gilista, Carlos Cunha, a estrear-se no cargo com uma derrota.
Lusa