O Eco Rally Madeira revelou hoje que consolidou, em 2025, a sua posição “como uma das plataformas mais relevantes de promoção da transição energética na Região Autónoma da Madeira, alcançando um valor mediático em território nacional estimado em mais de um milhão de euros e quase duzentas notícias, de acordo com as métricas agora conhecidas”.
“Os resultados refletem o impacto das notícias publicadas ao longo do ano em meios de comunicação nacionais e especializados, demonstrando a crescente atenção dos media e do público a iniciativas que combinam inovação, sustentabilidade, tecnologia e desporto e não contemplam o valor das redes sociais”, assinala a organização da prova.
Em comunicado, a referida entidade destaca que “este valor traduz a capacidade dos campeonatos onde o evento está integrado em gerar visibilidade qualificada, notoriedade contínua e associação a valores estratégicos como a descarbonização, a eficiência energética e o futuro da mobilidade”.
O Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO ao longo de 2025 destacou-se não apenas pela competição, mas afirmou-se também como um ecossistema de comunicação e influência, capaz de amplificar mensagens alinhadas com os grandes desafios energéticos atuais.
Os dados agora conhecidos reforçam a relevância do campeonato como veículo estratégico para parceiros, patrocinadores e entidades institucionais, que encontram nesta iniciativa um contexto credível e consistente para comunicar, gerar impacto e reforçar o seu posicionamento num setor em rápida transformação.
Para os valores obtidos pelo campeonato, com cerca de 5.500 milhões de euros, é destacado o contributo das duas provas que integram o Bridgestone FIA ECO RALLY CUP, o campeonato mundial da modalidade, nomeadamente o Eco Rally Madeira e o Oeiras Eco Rally Portugal, provas que voltarão a integrar o Campeonato FIA em 2026, com o Eco Rally Madeira a disputar-se de 3 a 5 de outubro e o Oeiras Eco Rally Portugal de 13 a 15 de março.
Com estes resultados, o Campeonato de Portugal de Novas Energias - PRIO entra numa nova fase de maturidade, reafirmando a sua importância no panorama nacional e internacional e o seu contributo para a promoção de um futuro energético mais sustentável.
O Campeonato de Portugal de Novas Energias iniciou-se em 2018 e é um campeonato de desporto automóvel, disputado na modalidade de regularidade, destinado a veículo 100% elétricos, e que visa simultaneamente a promoção da inovação, da sustentabilidade e das novas soluções energéticas, combinando competição, tecnologia e sensibilização pública. O campeonato tem vindo a alcançar ano após ano um interesse crescente, com impacto tanto nos media e na sociedade, como no número de concorrentes.