O Campeonato de Ornitologia da Madeira, que irá decorrer no Centro Cívico de São Martinho, realizar-se-á entre o próximo dia 14 e o dia 16 e contará com 45 participantes, que trazem cerca de 700 aves, para avaliação.
Na apresentação do evento, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, o presidente da Associação Ornitológica da Madeira (AOM), João Fernandes, referiu que esta edição do evento, visa “a celebração de 31 anos de história e de 25 campeonatos oficiais”, que “traduzem décadas de dedicação, paixão e amor” pelas aves.
O dirigente da AOM, em perspetiva do evento, apontou ainda esperar que a competição seja “mais do que uma exposição” esperando também que seja “uma homenagem ao passado e uma celebração do presente, com olhos postos no futuro”.
Na conferência de imprensa do evento, o presidente da Federação Nacional Ornitológica Portuguesa (FNOP), Ricardo Sutil, salientou “a excelente qualidade das aves em exposição”, destacando “o trabalho técnico e o cuidado, o conhecimento e a paixão dos criadores madeirenses”.
Helena Leal, vereadora da Câmara Municipal do Funchal, também presente na cerimónia, congratulou a organização por mais um evento que “prima pela elevação do nome” da cidade e da Região. A autarca revelou ainda que o município tem feito um grande “investimento ao nível do associativismo”, prometendo que irá continuar a prestar um forte apoio às associações que promovam este tipo de “atividades com interesse municipal”.
Após a parte avaliativa, realizada, entre ontem e hoje, por uma comitiva de 5 elementos, do panorama nacional e internacional, as cerca de 700 aves poderão ser visitadas pelo público a partir da próxima sexta-feira, até domingo, no Centro Cívico de São Martinho.