Realiza-se no próximo domingo, 21 de janeiro, a 9.ª edição da Maratona do Funchal. A baixa funchalense estrará sem condicionalismos a partir das 13h00, mais cedo que tem sido prática.
O evento, que conta com três distâncias - maratona, meia maratona e mini maratona, vai contar, à partida, com 1.511 atletas, entre os quais mais de 800 não residentes na Madeira. Esta prova do calendário internacional vai decidir o Campeão de Portugal de Maratona.
Uma das grandes novidades da corrida é a antecipação da hora de partida. O arranque está agendado 7h00 na Rua do Gorgulho.
Estão previstos condicionalismos no trânsito entre as 6h30 e as 13h00 entre a zona hoteleira e a Avenida do Infante e entre as 7h45 e as 13h00 entre a Avenida Arriaga e a zona do Mercado dos Lavradores.
Durante a apresentação da prova, está quarta-feira no Salão Nobre da edilidade, a Associação de Atletismo da RAM e a Câmara Municipal do Funchal congratularam-se por terem chegado a consenso em relação à solução de antecipar uma hora o tiro de partida, de forma a causar menos constrangimentos à população, “respeitando o interesse humano, desportivo, económico e turístico”, segundo deu conta o vereador Bruno Pereira.
Estão a ser distribuídos panfletos na zona hoteleira com informação sobre condicionalismos nas artérias da cidade. A informação poderá ser igualmente consultada nas plataformas digitais da Câmara Municipal do Funchal.