Foi apresentado no salão nobre da Câmara Municipal de São Vicente o mais novíssimo Troféu Regional de DRIFT da AMAK. Uma novidade na Madeira, algo que os praticantes desta modalidade desportiva motorizada já reivindicavam há alguns anos.
Este troféu do qual a Associação Madeirense de Automobilismo e Karting é promotor, terá no seu calendário 4 provas, com a estreia já marcada para o próximo dia 11 de junho na Vila de São Vicente.
A segunda prova do calendário será em Água de Pena com o Sem Traçao a 2 e 3 de setembro, seguindo depois ao Funchal a 9 e 10 do mesmo mês. O Troféu Regional de DRIFT encerra as suas contas no Porto Santo a 7 e 8 de outubro.
Luis Madruga, vice-presidente da AMAK destacou que "é o início de uma modalidade de forma oficial, que teve início pela Flick. Realço o trabalho do Xavier Ramos, pessoa de grande responsabilidade, que foi o grande impulsionador para que isto acontecesse."
Agora o DRIFT na Madeira passa a ser "homologado pela FPAK."
Quanto ao troféu, começará no dia 11.
"Iniciamos dia 11 em São Vicente com uma câmara que abraçou este projeto e gosta do automobilismo. A segunda prova será o Sem tração na água de pena, a terceira no Funchal e termina no Porto Santo." Garantido "a AMAK irá dar todo o apoio necessário a este novo trofeu".
O Drift ou Drifting é uma técnica de condução que consiste em fazer as curvas em derrapagem controlada, fazendo com que a traseira do carro se solte e percorra a parte exterior da curva, enquanto a parte da frente percorre o interior, com o máximo de ângulo e velocidade possível, controlando o nível de derrapagem, fazendo o carro andar literalmente de lado.
Numa prova/evento de Drift existem vários parâmetros de avaliação tais como: a Velocidade (de entrada e média), Ângulo de Drift, proximidade aos clipping-points e/ou Drift Zones e aos outros carros (Linha), Espetáculo dado pelo piloto, e que são avaliados por Juízes e/ou telemetria. O ponto alto da prova/evento é a fase final, as designadas batalhas, nas quais os pilotos competem no 1 contra 1 em simultâneo no traçado.
Daniel Faria