É já este sábado, dia 19 de agosto, que decorrerá a 20º Edição da Regata de Canoas Tradicionais do Funchal, uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, que arrancará às 12h00, na baía do Funchal.
Este evento, que conta ainda com o apoio da Associação Regional de Canoagem da Madeira e da Associação da Madeira Desporto para Todos e do Clube de Futebol Carvalheiro, será realizado no Centro Náutico de São Lázaro, onde, pelas 10h30, terá lugar um briefing para a entrega de placas e apresentação da prova.
Conforme informa uma nota enviada à redação, esta iniciativa conta até a presente data com 45 inscrições, envolvendo 80 participantes, abrangendo frotas de Canoas de seis concelhos da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente de Santa Cruz, Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol e Porto Moniz, mantendo, assim, a tradição e preservando a história do nosso povo e seus costumes.
O trajeto da regata será idêntico ao das edições anteriores, em plena baía funchalense, com partida e chegada em frente ao Cais de São Lázaro, contornando as boias sinalizadoras colocada em frente à Praia da Barreirinha, numa distância de aproximadamente 2,5 quilómetros.
Para além dos prémios de participação no valor de 150 euros às primeiras 40 canoas que cortarem a linha de chegada, haverá ainda um prémio para o 1º, 2º e 3º classificados por classe no valor de 250, 150 e 100 euros, respetivamente.
No entanto, todos os participantes irão receber uma medalha de presença no evento e uma T-shirt alusiva à regata.
Recorde-se que as canoas tradicionais estarão organizadas em duas classes: "A" - Canoas Tradicionais e "B" - Canoas Não Tradicionais.
A partida para a prova será dada ao mesmo tempo para todas as classes.
Redação