Brasil, Portugal e Moçambique realizam quarto encontro de poetas lusófonos

Brasil, Portugal e Moçambique realizam, a partir de sábado, a quarta edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa.

Neste ano, a abertura do evento acontecerá no Museu da República, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, que receberá autoridades e poetas de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

A reunião de poetas lusófonos também irá desembarcar em Lisboa, no dia 16 de setembro, e encerra em Maputo, no dia 23 do mesmo mês.

A abertura do evento contará ainda com o lançamento da antologia comemorativa "Todos os Tons da Poesia", que apresenta 299 poemas de 133 poetas dos países lusófonos.

Os organizadores informaram que a antologia "Todos os Tons da Poesia" trará na contracapa uma homenagem ao poeta moçambicano Rui de Noronha.

Já as orelhas do livro homenageiam o poeta português Bocage e o brasileiro Cruz e Sousa.

Em um comunicado à imprensa, Mariza Sorriso, mentora e coordenadora do projeto, destacou que a antologia apresenta as formas variadas de poetizar através da língua portuguesa, além de traduzir a sensibilidade humana de diferentes povos.

"Por meio do projeto, queremos integrar o maior número de poetas lusófonos, incluindo alguns que, por questões socioeconômicas, não teriam chance de serem ouvidos ou lidos. Por isso, unimos poetas das mais variadas idades e níveis de vivência poética, renomados e premiados, ao lado de estreantes na poesia" disse Mariza Sorriso.

Além do lançamento do livro, acontecem no Brasil conferências com poetas de várias nacionalidades e apresentações musicais típicas de cada país lusófono.

Depois do Rio de Janeiro, o evento segue para o Palácio da Independência, em Lisboa, com a presença de autoridades e também com apresentações de poetas.

Em Lisboa também acontecerá uma palestra com o escritor Luís Filipe Correia Mendes, que falará sobre a importância da integração dos poetas lusófonos para a língua portuguesa.

O encerramento do quarto encontro de poetas acontecerá no dia 23 de setembro, na Universidade Politécnica (CREISPU) em Maputo.

Nessa data, serão anunciadas informações sobre a quinta edição do evento, sediado no Brasil, Portugal e Angola em 2018.

Lusa