João Francisco Távora, vencedor da Bolsa de Criação Artística do Funchal, na vertente das artes performativas, apresenta um concerto no dia 24 de fevereiro, às 16 horas, no Museu de Artes Sacra do Funchal e 24, às 21 horas, no Museu Quinta dos Cruzes.
O concerto intitulado 'Novas sonatas para flauta de bisel e baixo-contínuo', tem como objetivo criar seis novas sonatas para flauta de bisel e baixo-contínuo com base nos XII Concertos Grossos de António Pereira da Costa, antigo mestre de capela da Sé Catedral do Funchal. Este projeto contará com distintos temas 'Per Flauto Solo', 'Bach e os seus contemporâneos', 'Novas sonatas para flauta de bisel - Parte I' e 'Novas sonatas para flauta de bisel - Parte II', contando com João Francisco Távora, na flauta bisel, e Hélder Sousa, no cravo.
A execução do concerto ficará a cargo do flautista João Francisco Távora, detentor de diversos cursos de aperfeiçoamento na área da música antiga, a nível nacional e internacional e, também, tem uma formação na área das Línguas, Literaturas e Culturas, com foco nos Estudos Portugueses e Clássicos. É diretor artístico e membro fundador do agrupamento musical 'Musurgia Ensemble', destinado à interpretação de música portuguesa e europeia dos séculos XV a XVIII, e já colaborou em projetos de gravação discográfica que abordam o tipo de repertório em que incide o projeto.
Os concertos destacados anteriormente de João Francisco Távora irão decorrer nos museus da cidade do Funchal e são de entrada livre.
Daniel Faria