A escritora madeirense Teresa Faria irá apresentar amanhã o seu mais recente livro ‘Rosa dos Ventos Poéticos’, às 11h30, na Biblioteca Municipal da Ribeira Brava.
A obra editada pelas Edições JMR/Mundo Latino foi lançada em novembro de 2025 e utiliza a simbologia da Rosa dos Ventos para abordar os problemas da sociedade atual. Com uma ligação à Ribeira Brava, desde a altura em que lecionou no concelho, Teresa Faria vem falar desta obra poética pensada para ser uma espécie de orientação no dia-a-dia das pessoas.
“A Rosa dos Ventos é uma representação gráfica que ilustra a orientação dos ventos em relação aos pontos cardeais. É um elemento fundamental na navegação e na cartografia, auxiliando nas direções geográficas e, quem sabe, na nossa própria orientação no dia-a-dia”, disse a escritora, esperando que as palavras e a essência da poesia envolvam os leitores na dança dos quatro elementos da natureza e dos seus simbolismos, trazendo paz, harmonia e felicidade.
Recorde-se que a Terra está associada à estabilidade, solidez e fertilidade; a Água representa fluidez, emoções, intuição e adaptação; o Fogo simboliza energia, paixão, transformação e ação; o Ar está relacionado com comunicação, intelecto, liberdade e pensamento.