MADEIRA Meteorologia

Projeto InFinito arranca dia 16 utilizando a arte como "ferramenta transformadora"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Outubro 2023
11:19

O projeto InFinito 2023 terá início na próxima segunda-feira, dia 16 de outubro, decorrendo até ao dia 30 do mesmo mês, data da apresentação de resultados, que será aberta ao público e terá lugar no Largo do Corpo Santo às 18 horas.

Conforme anunciou a organização, este ano, a implementação do 'InFinito' passará pelo desenvolvimento de oficinas criativas com utentes da Associação Protetora dos Pobres, entidade parceira, utilizando-se a "arte como verdadeira ferramenta transformadora". As oficinas desenvolvem-se durante o referido período, no Estúdio de Criação Artística da Câmara Municipal do Funchal.

As oficinas vão incidir sobre quatro áreas artísticas distintas: expressão corporal e expressão musical, que "consubstanciam a fase da libertação da mente criativa", e expressão plástica e expressão literária, integradas na fase de co-criação artística.

O projeto conta com os mentores Marco Lima X Desvio (área da expressão corporal), Emmy Curl (área da expressão musical), Rodrigo Costa (área da expressão plástica) e Filipe Ferraz (área da expressão literária). Os artistas serão responsáveis por conduzir as oficinas, nas quais será explorado o tema 'O Limite como Impulso', enquanto força motriz para a libertação, auto-superação e expansão. "O 'Limite como Impulso' que aparece como contraste mas também como complemento do conceito do InFinito", explicam as organizadoras Inês Costa Neves e Laura Andrade.

Na segunda-feira, dia 30 de outubro, às 18 horas, o público poderá assistir a uma apresentação multidisciplinar, dirigida pelos quatro mentores, no Largo do Corpo Santo, onde estarão expostas as obras de arte plástica e de literatura geradas no decorrer do projeto.

"O projeto InFinito, que o ano passado ocorreu na forma de um festival artístico multidisciplinar, nos Jardins da Quinta Magnólia, onde o desafio original foi o de dar forma ao conceito InFinito, passa assim a comprometer-se com a comunidade, desenvolvendo um trabalho direto com a mesma, nomeadamente com pessoas em circunstâncias específicas ou desfavoráveis, potenciando no indivíduo a oportunidade de crescimento através da arte."

Este é um projeto 'New Classic Events' que conta com o apoio da Secretaria Regional do Turismo e Cultura e da Câmara Municipal do Funchal, e de espaços de referência cultural privada da ilha: o Barreirinha Bar Café, a Estalagem da Ponta do Sol e o Jaca Hostel do Funchal.

Catarina Gouveia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas