A nova produção da OFITE | Oficina de Teatro do Estreito, "Esvaziar o Mundo que Habita em Mim", a partir de crónicas da escritora madeirense, Graça Alves e com direção artística, assinada por Zé Abreu, estreia no dia 15 de setembro (21h) no Auditório Maestro João Victor Costa - Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.
O espetáculo subirá ainda ao mesmo palco, nos dias: 16 (19h e 21h), 17 (17h e 19h) e 18 (20h). As reservas para assistir ao espetáculo deverão ser feitas a partir do telefone: 291 910 040, das 09h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Desde 2016 que a OFITE tem vindo a desenvolver junto da comunidade um trabalho extremamente versátil, contínuo e sólido na área do teatro, apresentando duas produções por temporada artística. Para abrir a temporada 2023-2024, a escolha para a 14.ª produção, foi novamente arrojada, recorrendo a 20 crónicas da Graça Alves e transformá-las num espetáculo de teatro muito intimista, com um cenário visualmente forte e direcionado para a comunidade em geral.
São 20 elementos, entre equipa artística e técnica, que estão envolvidos na montagem e apresentação da produção "Esvaziar o Mundo que Habita em Mim", um espetáculo de performance teatral que trata com grande delicadeza e arte, diversos temas da nossa consciência, da imaginação e acima de tudo das nossas vivências em comunidade.
São abordados de uma forma livre temas como: as festas, os sonhos, os abraços - ou a falta deles, o amor, a ilha, a partida, a chegada, as estações, a fragilidade humana, as casas, os nossos guardados, o olhar, a gratidão, o mar, a saudade, o silêncio, a solidão, a terra e, acima de tudo, o ofício de ser gente.
Ano após ano, a OFITE tem vindo a apresentar ao público em geral, espetáculos com textos clássicos e contemporâneos, de autores portugueses e estrangeiros. A aposta desta companhia de teatro e comunidade, tem recaído em propostas teatrais dentro dos vários géneros, desde a comédia, o drama, a tragédia, a farsa, a poesia e a revista à portuguesa.
Nesta recente produção, os atores centram-se em textos de uma autora madeirense, com um delicado jeito e equilíbrio para falar e fazer-nos questionar sobre factos da vida coletiva, a partir de situações que estão diariamente connosco, mas que devido ao exagero de informação com que estamos sujeitos, nem nos apercebemos, da sua presença e importância.
Segundo a OFITE, tentaram ser fiéis ao espírito com que foram criadas estas crónicas, mas incutindo sempre o algum cunho criativo na interpretação, na escolha do som, de uma luz apropriada e de um cenário enquadrado, de forma a darmos sentido e alguma teatralidade às diferentes situações.
Relembra-se que o Município de Câmara de Lobos, este ano, recebeu o Prémio Autarquia do Ano, com o projeto OFITE | Oficina de Teatro do Estreito, que foi distinguido como um projeto exemplo a nível nacional na categoria de Cultura, mais propriamente na subcategoria de Teatro.
O Prémio Autarquia do Ano tem como finalidade destacar os municípios e freguesias que se evidenciem nas mais variadas áreas. Esta distinção da OFITE é um reconhecimento da qualidade do projeto e da abordagem inclusiva e de envolvimento da comunidade.
Esta nova produção "Esvaziar o Mundo que Habita em Mim", pela OFITE, conta com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional de Cultura e da Câmara Municipal de Câmara de Lobos. A iniciativa teatral integra também as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que está a ser promovida por uma comissão de cidadãos constituída na Madeira, para este efeito.