Os vencedores da última edição do Festival da Canção, os madeirenses NAPA, assumem em 2026 um novo papel na competição organizada pela RTP. Pela primeira vez, a banda terá a possibilidade de convidar diretamente um concorrente para integrar o lote de artistas em concurso.
De acordo com a nota divulgada pela RTP, esta é uma das grandes novidades da próxima edição: “a partir da edição de 2026, um dos concorrentes será convidado diretamente pelo vencedor da edição anterior do Festival. Neste caso, a banda NAPA, vencedora do Festival da Canção 2025, guarda diretamente um convite seu para o lote de concorrentes deste ano, reforçando a ligação entre gerações de artistas que passam pelo palco do Festival”.
O Festival da Canção 2026 contará, no total, com 16 canções a concurso. Além do concorrente escolhido pelos NAPA, haverá ainda autores convidados pela RTP, seis projetos resultantes da livre submissão de canções, bem como o vencedor da nova Prova de Acesso destinada a estudantes de música.
A votação da Prova de Acesso decorre até 30 de setembro no site oficial do Festival. Já a submissão livre de canções está aberta até 31 de outubro.
É de realçar que a RTP ainda não garantiu a participação na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção, numa altura em que emissoras de vários países já ameaçaram a retirada do concurso caso Israel participe. No regulamento, a emissora portuguesa refere apenas que “a canção vencedora fica habilitada a representar a RTP no Eurovision Song Contest2026”, não se comprometendo com a presença do vencedor do Festival da Canção em Viena, sendo que, conforme realçou fonte da RTP ao JM, não existe nenhuma obrigação legal de confirmação da presença na Eurovisão neste momento, uma vez que o prazo estipulado pela EBU foi alargado até dezembro.