MADEIRA Meteorologia

Museu Etnográfico da Madeira promove oficina para adultos

Data de publicação
09 Janeiro 2025
9:56

O Museu Etnográfico da Madeira (MEM), espaço tutelado pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove, no próximo dia 11 de janeiro, sábado, a quinta oficina no âmbito do projeto “Onde Vive a Lã”. Assim, entre as 11 horas e as 12h30 e as 13h30 e as 16 horas de sábado decorre no MEM a oficina intitulada “Bases de construção do barrete de orelhas”.

De acordo com uma nota da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, as inscrições são gratuitas e estão limitadas a seis participantes, devendo ser feitas através do email semuseuetnografico@gmail.com ou do telefone número 291145326.

A formadora, Luz Ornelas, natural da freguesia de Santa Luzia, no Funchal, é engenheira de madeiras. Realizou várias formações para crianças e diversas formações de embutidos para adultos. Desde muito cedo, aprendeu a tricotar com a sua mãe, que a ensinou a fazer barretes de orelhas. Começou a ensinar a confeção de barretes de orelhas há 30 anos no IBTAM, atualmente IVBAM. É membro do Coletivo Enfia o Barrete.

Nesta oficina, irão abordar a forma do barrete de orelhas e o processo da sua confeção, os materiais, e ficar a conhecer a situação atual, na ilha, em relação a esta peça emblemática de tricot, no contexto da lã regional.

Os participantes irão começar a tricotar o seu barrete, sob a orientação da formadora recebendo, depois, os materiais e as instruções necessárias, para continuar o trabalho em casa.

Recorde-se que, a 17 de outubro de 2024, foi inaugurada a exposição temporária, “Onde a Lã Vive”, MEM. Trata-se de uma exposição temporária, que se insere num projeto mais vasto, que tem sido desenvolvido, nos últimos anos, pelo MEM, o qual, para além do projeto expositivo, procura contemplar outras vertentes de divulgação cultural. Este ano, o projeto resulta de uma parceria com o Coletivo Enfia o Barrete (Irina Andrusko e Luz Ornelas) e teve, ainda, a colaboração da escritora Rafaela Rodrigues.

É o resultado da recolha e estudo prático à volta de dois rebanhos em regime silvipastoril (ACGSP), duas fiandeiras de lã Isabel da Eira e Isabel Ferreira e o repertório de tricot/malhas. Tem como objetivo dar a conhecer a lã, uma matéria-prima regional, ao longo do seu ciclo completo, desde a pastagem até à sua transformação em objeto.

Até ao primeiro trimestre do corrente ano haverá várias atividades de divulgação, nomeadamente outras oficinas, relacionadas com este projeto.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Entre partidos e coligações, apresentam-se às eleições de 23 de março 14 candidaturas. Como interpreta a presença de tantas listas?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas