O espetáculo 'Muda', que estreou no Teatro da Comuna, em Lisboa, em setembro de 2022, chega este mês ao Funchal, com duas sessões a acontecer a 13 e 14 de abril, às 21 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias.
Com texto e encenação de João Ascenso, e produção de Duarte Nuno Vasconcellos com a Buzico, 'Muda' fala das "mulheres que continuam a ser maltratadas, muitas vezes até à morte", refere a sinopse.
A personagem principal é Eva, interpretada por Rosa Villa, que "não é a primeira, mas uma de tantas que vivem na sombra". "Acorda cedo para que todos possam estar na cama, senta-se por último à mesa para servir todos os pratos antes do seu, nunca segura o comando da televisão nem decide como passar o domingo, nunca diz, apenas responde. Até que, pela primeira vez, Eva fala sem que lhe peçam", lê-se ainda.
Alerta a organização que "o número de mulheres espancadas, ofendidas e violadas é impressionante", sendo que "as diversas formas de maus-tratos que muitas mulheres sofrem são uma cobardia uma degradação para toda a humanidade". "Os testemunhos das vítimas que se atrevem a quebrar o silêncio são um grito de socorro que não podemos ignorar. Não podemos olhar para o outro lado", salienta ainda.
Rosa Villa é atriz e encenadora. Em teatro participou em vários espetáculos, encenados por João Lourenço, Júlio César, Jorge Estreia, Ivone Silva, Carlos Cruz, Carlos Areia, Nicolau Breyner, entre outros. Em televisão, participou em vários programas, série, telenovelas e sitcoms como 'Ora Viva', 'Eu show nico', 'Ricardina e Marta', 'A grande aposta', entre outros.
Em comunicado, a Câmara Municipal do Funchal refere que o acolhimento desta peça é feito com o objetivo de "rasgar silêncios, sendo que este é um espetáculo de teatro contra o silêncio e a indiferença da violência doméstica", que pretende sensibilizar também os espectadores para o impacto da violência doméstica nas vítimas e na sociedade.
Catarina Gouveia