MADEIRA Meteorologia

Mostra revela Imagens e Memória do Concelho de Santana’

Data de publicação
24 Setembro 2024
12:48

A Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM)/ Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, abre ao público, amanhã, 25 de setembro, às 15h30 horas, no Parque Temático da Madeira, a exposição Imagens e Memória do Concelho de Santana.

A presente exposição, a oitava traçada no âmbito do projeto Imagens e Memória dos Concelhos da Região, pretende mostrar realidades do espaço concelhio de Santana. As imagens exibidas – quase 120 fotografias – pertencem à Coleção Fotográfica (COLFOT) do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) e ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (MFM-AV), em depósito também naquele arquivo. Datam de um período de mais de cem anos – da segunda metade de Oitocentos até o ano de 1986.

A exposição, que ficará patente até 29 de novembro, é coordenada por Filipe dos Santos (também autor do texto de apresentação e responsável pela edição das legendas), tem ainda colaboração de Dinis Gouveia Pacheco, Jorge Valdemar Guerra, Alda Pereira, Lícia Guerra, Manuela Marques, Tânia de Jesus e Zélia Fernandes Dantas (legendas), de Leonardo Vasconcelos (grafismo) e de Dalila Góis e Rute Rodrigues na montagem.

Recorde-se que o projeto “Imagens e Memória dos Concelhos da Madeira” teve início em março de 2019, no âmbito das celebrações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo, e contou já com sete exposições, alusivas aos concelhos da Calheta, de Câmara de Lobos, de São Vicente, de Machico, de Santa Cruz, de Ponta do Sol e da Ribeira. Além das exposições, o projeto tem incluído a edição de vários catálogos sobre as mesmas.

O secretário regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, mostra-se satisfeito pela continuidade deste projeto que tem como principal objetivo mostrar as memórias e imagens de outros tempos dos vários municípios da Região. “Através desta iniciativa, a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira tem vindo a preservar a memória de tempos, dos quais as únicas testemunhas que persistem hoje são estas fotografias”, refere. “Estas exposições, e posterior edição do catálogo, servem assim de repositórios da história social, económica e cultural da Região Autónoma”, diz o governante.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas