O Grupo PortoBay apresenta, uma nova edição de PortoBay Classic Talents, uma iniciativa dedicada à promoção da música clássica e do talento madeirense. Nesta edição, sobe ao palco o “Legno Duo”, formado por Joana Costa (violino) e Duarte Santos (marimba), cujo repertório se traduz numa fusão sonora singular. O primeiro concerto terá lugar hoje, 26 de novembro, às 18h00, no hotel The Cliff Bay. O segundo concerto está marcado para 28 de novembro, também às 18h00, no hotel Porto Mare.
Para estes concertos, o “Legno Duo” preparou um programa que percorre diferentes atmosferas musicais: inicia com Two Movements for Violin and Marimba, de Ney Rosauro, composto pelos movimentos Farewell Song e Reunion’s Dance; segue com About Escher, de Mario Carro, obra dividida em três partes: Tower of Babel, Phosphorescent Sea e Dolphins; inclui ainda o emblemático Café 1930, de Astor Piazzolla, marcado pela nostalgia típica do tango argentino; e termina com Attraction, de Emmanuel Séjourné, peça caracterizada pela sua energia rítmica.
Duarte Santos iniciou os estudos de percussão no Conservatório Escola das Artes da Madeira e concluiu o curso de Instrumentista de Percussão na Escola Profissional Metropolitana, em Lisboa. Em 2014, venceu o 1.º Prémio de Percussão no Concorso Musicale Europeo Città di Filadelfia (Itália) e participou na estreia europeia de uma obra de Peter Klatzow com a Orquestra Filarmonia das Beiras. Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian e já trabalhou com várias formações nacionais, como a Orquestra Clássica da Madeira, Sinfónica Portuguesa e Metropolitana. Completou o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho e é, desde 2020, Timpanista-Solista A e chefe de naipe de percussão da Orquestra Clássica da Madeira.
Joana Costa iniciou os estudos musicais aos 7 anos no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM), na classe de Olga Proudnikova. Aperfeiçoou a sua formação em Itália e na Finlândia, participando em várias orquestras, como a J.Futura International, a Orquestra dos Conservatórios Oficiais de Música e a Momentum Perpetuum, sob a direção de maestros como Martin André e Joana Carneiro. Licenciada e mestre em Música pela Universidade do Minho, é atualmente membro da Orquestra Clássica da Madeira, onde atua como instrumentista de orquestra e música de câmara.
Este ciclo reforça a ligação do Grupo PortoBay à cultura madeirense, homenageando músicos que contribuem ativamente para o património artístico da região. Com este programa, o PortoBay Classic Talents reafirma-se como um espaço privilegiado de encontro entre o público e intérpretes que enriquecem, de forma contínua, a cena musical da Madeira.
As reservas podem ser efetuadas na receção de cada hotel ou através dos números +351 291 707 700 (The Cliff Bay) e +351 291 703 700 (Vila Porto Mare).