Este sábado, dia 7 de fevereiro, a Orquestra Clássica da Madeira apresenta o tradicional Concerto dos Laureados, com os vencedores do Concurso Nacional Luiz Peter Clode organizado pelo Conservatório – Escola das Artes da Madeira, que reúne, anualmente, participantes de vários conservatórios do país. Entre os participantes de 2025, foram selecionadas pelo violinista e diretor artístico da Orquestra, Norberto Gomes, Maria Inês Ornelas, do Conservatório da Madeira, e Maria do Mar Pacheco, da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, para interpretar obras com a orquestra. Sob a direção do maestro convidado Tiago Oliveira, o espectáculo terá lugar às 18h00 na Assembleia Legislativa da Madeira.
O Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode, que homenageia o ilustre músico e pedagogo madeirense, “é uma das mais importantes competições de música do país no âmbito do ensino artístico”, enaltece o presidente do Conservatório, Paulo Esteireiro, em nota de imprensa, acrescentando que “ser laureado neste concurso constitui um reconhecimento do mérito técnico e artístico, abrindo portas para experiências como tocar em formação orquestral”.
O programa do concerto apresentará repertório diversificado, permitindo ao público ouvir “jovens talentos e apreciar a qualidade da formação promovida pelas instituições representadas”. “As laureadas interpretarão peças que evidenciam tanto a sua preparação técnica como a capacidade de integração numa orquestra”, refere ainda.
O evento surge do protocolo existente entre o Conservatório – Escola das Artes da Madeira e a Orquestra Clássica da Madeira, reforçando o apoio à formação de novos intérpretes, o que “constitui uma oportunidade única para o público assistir à evolução de jovens valores da música, com especial destaque para os talentos emergentes dos conservatórios e escolas de música”, conclui.