MADEIRA Meteorologia

Jardins da Quinta das Cruzes dão palco a ‘Sonho de uma noite de verão’

Data de publicação
22 Maio 2024
11:49

A Associação Avesso, em parceria com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura e Direção Regional do Turismo, apresenta ‘Sonho de uma Noite de Verão’, de William Shakespeare, de 24 a 26 de maio, às 20 horas, nos jardins do Museu da Quinta das Cruzes.

Este clássico mundial de teatro será apresentado, em língua inglesa, no âmbito da Festa da Flor 2024, criando-se assim um novo ponto cultural associado às celebrações daquele que é um dos principais cartazes turísticos da Região. A entrada é livre.

“Com este projeto – Shakespeare in the Gardens – pretende-se, à semelhança do que é feito noutros países, apresentar um clássico do teatro mundial num espaço público ao ar livre, desta feita, num jardim, procurando nesta adaptação dramatúrgica e encenação trazer o texto à contemporaneidade. Numa noite quente de verão, quatro amantes em fuga deparam-se com ninfas, a briga entre dois regentes mágicos, duendes atrevidos, feitiços de amor e (o mais caótico de tudo) uma companhia de atores a tentar encenar uma peça. O amor é testado e todos se perdem no desejo neste sonho na floresta ao luar”, expressa a Secretaria Regional de Turismo e Cultura em comunicado.

“Este projeto é uma aposta nos jovens artistas e criativos regionais, que precisam de espaço para explorar e exprimir as suas ideias, desprovidos de qualquer preconceito”, refere, dando conta de que a produção é do Teatro do Avesso, com produção executiva de Luís Melim e Maurícia Gabriel.

O elenco, num total de 14 elementos, é composto por um misto de atores regionais, estrangeiros a residir na ilha da Madeira e quatro atores oriundos de Londres: Johan Ribbing (THESEUS / OBERON), Luana Jesus (HERMIA), Luciano Moniz (DEMETRIUS), Ana Camacho (HELENA), Idalina Brito (PEASEBLOSSOM), Maximilian Oberrauch (LYSANDER), Laura Mendonça (HIPPOLYTA / TITANIA), Milo Maris (PHILOSTRATE / PUCK), Mayra Nobre (QUINCE / COBWEB) e Adam Harkin (BOTTOM).

A apresentação desenrola-se em três zonas específicas do jardim do Museu da Quinta das Cruzes, levando o público a movimentar-se pelas diversas zonas ajardinadas, constituindo todo o jardim o espaço cénico e recorrendo à utilização da iluminação e sonorização próprias, procurou-se criar uma atmosfera semelhante à existente nas paisagens dos textos de Shakespeare. Ao nível da parte musical, a produção conta com uma banda sonora resultante da performance ao vivo dos Post Fátima, dois jovens músicos emergentes no panorama musical regional/nacional.

Procurando, sempre que possível, incluir jovens da formação de teatro promovidas pela Associação Avesso, participam também dois elementos da Oficina de Teatro Cenas do Avesso. Mariana de Abreu Gouveia e Margarida Coelho Sousa a par com Monika Gawryjolek serão as fadas. A composição musical está a cargo dos Post Fátima, que integram também o elenco Catarina Miranda (MUSTARDSEED) e Andreas Sidenius (MOTH).

A equipa fica completa com Roberto Ramos no design e fotografia, Luís Melim no desenho de Luz e operação de som e Susana Brito na caracterização.

Refira-se ainda que hoje, quarta-feira, pelas 20 horas, será realizado, também nos jardins da Quinta das Cruzes, um ensaio geral aberto ao público.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas