MADEIRA Meteorologia

I Festival Internacional de Violina da Madeira decorre até dia 15 de novembro

Data de publicação
05 Novembro 2025
11:16

A Associação Proeza Altruísta, com o apoio da Direção Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, apresenta a 1.ª edição do Festival Internacional de Violino da Madeira – ViolinFest, que decorre de 1 a 15 de novembro, em diversos espaços culturais da Região Autónoma da Madeira.

“Este evento, pioneiro na ilha, inclui concertos, workshops e conferências, com o propósito de divulgar e valorizar o violino a nível regional, nacional e internacional, posicionando a Madeira como um novo palco de excelência no panorama artístico europeu”, refere a organização.

Próximos concertos:

O segundo concerto do ViolinFest realiza-se no dia 9 de novembro, pelas 18h00.

Nele participam Valeria Fabbri (Itália), violinista diplomada pelo Conservatório ‘Santa Cecilia’ de Roma, com uma carreira que a levou a atuar nos Estados Unidos, Japão, França, Islândia, Roménia, Portugal, entre outros países. Combina a tradição clássica com o violino elétrico e incursões no jazz manouche, tendo colaborado com marcas como Chanel, Fendi e Bulgari.

A acompanhá-la estará a cantora Francesca Romana, intérprete italiana diplomada em Canto Lírico e Jazz, conhecida pela sua voz versátil e presença cativante. Ao longo da carreira, apresentou-se em palcos internacionais de renome e é atualmente solista de uma prestigiada orquestra swing em Roma.

Outro nome de destaque é Denys Stetsenko (Ucrânia/Portugal), violinista com formação clássica e barroca, membro fundador do Quarteto Arabesco, Parapente700 e Dancing Strings. Tem colaborado com artistas e agrupamentos de referência, como Rodrigo Leão, Dead Combo, Mariachi Sol de Lisboa, Os Músicos do Tejo, e Benjamin Clementine, sendo reconhecido pela sua versatilidade e pela fusão entre géneros musicais.

O terceiro evento do Festival Internacional de violinos da Madeira realiza-se no dia 14 de novembro, pelas 15h30, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, e apresentará uma criação inédita na região:“A Passagem das Horas”, criada e interpretada pelo ator Nelson Cabral, inspirada na Ode de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa), interpretada em conjunto com música de câmara.Nelson Cabral

Quarto evento: “A Passagem das Horas”

Encerrando esta primeira edição do Festival Internacional de Violino da Madeira o espetáculo ‘A Passagem das Horas’ voltará a ser apresentado no sábado, dia 15 de novembro, em local a anunciar brevemente.

“Este evento final promete ser um momento de celebração artística e simbólica, reunindo novamente artistas e público num ambiente de partilha e emoção, encerrando com chave de ouro o Festival Internacional de Violino da Madeira”, adita a mesma nota.

Com esta primeira edição, este festival pretende afirmar-se como um novo marco cultural na Região, celebrando o encontro entre clássico e inovação, talento regional, nacional e internacional, e reforçando o destino da região como destino cultural de excelência.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Porque razão Nacional e Marítimo desperdiçam tantos pontos na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas