MADEIRA Meteorologia

Governo Regional felicita Cardeal José Tolentino Mendonça pela distinção com o Prémio Pessoa

Data de publicação
20 Junho 2024
17:25

O Governo Regional da Madeira, através da Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, felicitou hoje o Cardeal José Tolentino Mendonça que recebeu o Prémio Pessoa 2023, na passada quarta-feira, em Lisboa.

“O Cardeal Tolentino Mendonça, o madeirense, natural de Machico, que é poeta, escritor, investigador, professor e teólogo, destaca-se assim como a personalidade do ano em Portugal. Um homem que também foi conferencista na reunião magna da Diáspora Madeirense, o Fórum Madeira Global, em 2017”, lê-se em comunicado.

“Este prémio traduz o justo reconhecimento de uma personalidade ímpar da sociedade portuguesa. Um humanista que leva o nome da Madeira além-mar, através da poesia, dos ensaios e de toda a sua obra literária e de vida”, acrescenta-se mesma nota, que rocorda que “Tolentino Mendonça, um homem de excecional valor, foi agraciado com distinções várias. Nomeadamente o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio Pen Club de Ensaio (2005), o Res Magnae (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2016), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e o Prémio Capri-San Michele (2017).”

Recebeu ainda várias comendas como a Ordem do Infante D. Henrique e por duas vezes foi agraciado com a Ordem Militar de Sant´Iago de Espada, a última na passada quarta-feira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar o Europeu?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas