MADEIRA Meteorologia

Gaula foi capital do folclore por um dia com o festival 'Baila que Baila'

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Agosto 2022
14:23

As tradições ainda estão bem vivas a julgar pelo ambiente que se viveu ontem, sexta-feira, 26 de agosto, na freguesia de Gaula, com o festival de folclore a animar os cerca de 200 convidados presentes. Foram vários, os momentos de entretenimento que mostraram ao público presente que o folclore permanece intacto na agenda cultural da Região.

A terceira edição do 'Baila que Baila', dinamizado pela Casa do Povo de Gaula, trouxe cinco grupos folclóricos que exibiram com muita animação a sua identidade cultural, revestida de cores e música.

"A Casa do Povo de Gaula está de parabéns, por este fantástico evento", começou por referir a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, que realçou ainda a qualidade destas iniciativas, pois "mantêm vivas as tradições e promovem momentos tão ricos de partilha de culturas e saberes".

A governante realçou ainda o dinamismo da Casa do Povo e da sua direção, representada por Miquelina Faria, enaltecendo o trabalho diário de todos os colaboradores da instituição. A comprovar esse mesmo dinamismo, a secretária regional deu, como exemplo, o sucesso deste festival realçando a capacidade da Casa do Povo em organizar um festival desta dimensão "com uma moldura humana fantástica".

"Podem contar com o apoio do Governo Regional para edições futuras deste festival", assegurou.

Estiveram presentes cinco grupos folclóricos, nomeadamente: da Beira (Ilha de São Jorge - Açores), Casa do Povo de Gaula, Casa do Povo de Santa Cruz, Grupo de Folclore do Rochão e Grupo de Folclore Cultural e Recreativo da Quinta Grande.

Todos os grupos participantes receberam troféus por parte das entidades oficiais presentes, tendo havido também lugar a uma homenagem ao responsável do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, Manuel Sena, e à Casa do Povo de Gaula, anfitriã deste evento, que vai ganhando cada vez mais destaque na freguesia. Destaque ainda para a homenagem surpresa à funcionária da Casa do Povo local, Sónia Gonçalves, que recebeu o troféu de forma emocionada pela ovação geral que se fez sentir no auditório Salão Paroquial de Nossa Senhora da Luz.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas