A Galeria espaçomar, situada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal, assinalou, ontem, o 10.º aniversário, na sala de sessões da escola.
Neste evento, no qual estiveram presentes os formandos, docentes e coordenador dos cursos de Educação e Formação de Adultos, José Mascarenhas, assim como o presidente do Conselho Executivo, Ricardo Barcelos, foi feita uma ‘viagem’ retrospetiva pelo trabalho desenvolvido por este projeto cultural, ao longo da última década, em prol da ARTE e valorizando a Escola como território de Cultura.
Deste modo, os participantes assistiram à projeção de um vídeo elucidativo de todas as atividades realizadas, complementado com uma visita, posterior à exposição que reúne os cartazes das diferentes iniciativas dinamizadas ao longo dos 10 anos.
Nesta sessão comemorativa, os participantes ficaram a conhecer o projeto expositivo ‘em deriva’, dos artistas Argenis Nunes e Merícia Lucas (Ahau Marionetas), Lucilina Freitas e Ricardo Barbeito, sobre a problemática do lixo marinho, patente em diferentes espaços da EBS Gonçalves Zarco. Posto isto, efetuou-se a projeção da curta-metragem ‘Estamos todos envolvidos nisto’, realizada pelo projeto Ahau Marionetas, com música original de Bruno Lucas. No final da palestra, foi feita uma visita orientada pelos diferentes espaços da instalação, culminando na Galeria espaçomar.
Por fim, o projeto cultural Galeria espaçomar manifesta, em comunicado, o seu “sincero agradecimento” a todos quantos “colaboraram e o apoiaram ao longo dos últimos anos, na divulgação do património artístico e cultural de todos nós, democratizando a cultura e formando um público mais crítico, mais consciente, mais interventivo, capaz de pensar, agir e fruir”.