A exposição ‘Na Rota da Urzela (plantas tintureiras)’ será inaugurada amanhã, pelas 16h30, no Museu Etnográfico da Madeira (MEM).
A mostra surge no seguimento do projeto de Manuela Jardim, sobre os panos d'Obra da Guiné e Cabo Verde, iniciado em 2004, desenvolvido em vários temas e apresentado, em 2021, no Núcleo Histórico e Museológico - Torre do Capitão.
No Museu Etnográfico apresentará um conjunto de obras (fragmentos) executadas em têxtil tingido, com tintureiras de diferentes continentes.
"As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbolismo e significado. Estão distribuídas na natureza inspirando-nos na hora da criação artística, permitindo que nos expressemos para além das palavras. Uma das muitas vantagens de trabalhar com plantas tintureiras é a possibilidade de produzir cores que misturadas entre si criam novas cores", refere a artista.
Mais, explica que os corantes naturais podem ser extraídos a partir de folhas, flores, sementes, raízes, pedaços de casca de árvores, arbustos e outros tipos de plantas e líquenes que encontramos na natureza.
"Com eles podemos obter infinitas combinações e efeitos. Mas não é só o reino vegetal e os líquenes que nos fornecem elementos tintórios. Também com certos animais marinhos, o murex, o quermes, o choco e insetos como a cochonilha, se preparam cores e tonalidades", diz.
"Com esta exposição pretende-se dar a conhecer as tintureiras que no século XVI, tal como a urzela, fizeram parte da rota dos Descobrimentos. Aí, numa feliz miscigenação de cores, cheiros e sabores, as civilizações se cruzaram, se detiveram e abriram as portas à harmonização de diferentes culturas", acrescenta.
Ainda no âmbito desta exposição temporária, patente até 16 de setembro, estão previstas duas atividades relacionadas. No dia 9 de agosto, a partir das 15 horas, será promovido um atelier de estampagem direcionado para crianças dos 6 aos 9 anos. Já no dia 10 de agosto, entre as 10 e as 12 horas, os Serviços Educativos daquele Museu irão promover uma visita de exploração/Oficina sob o tema 'À descoberta dos pigmentos naturais', orientada pela bióloga Susana Fontinha.
O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, irá marcar presença no evento.
Mónica Rodrigues