No próximo dia 3 de outubro, o Museu de História Natural do Funchal, tutelado pela Câmara Municipal do Funchal, abre as portas à exposição ‘MARtístico’, a partir das 18h00. “Esta mostra reúne o talento de residentes na Madeira que, ao longo dos últimos meses, se dedicaram a criar obras inspiradas no oceano que envolve a nossa ilha”, refere uma nota enviada à imprensa.
Trata-se de uma iniciativa dos Jovens Embaixadores do MARE-Madeira, criada com o apoio do MARE-Madeira/ARDITI/UMa e do Museu de História Natural do Funchal e financiada pela Ma’at Environment Fund, e nasceu do desafio de “unir arte, ciência, cultura e conservação marinha”. “O concurso propôs aos participantes expressarem a sua visão do mar através de fotografia, vídeo, artes plásticas, escrita e música, num convite aberto a toda a comunidade”, refere a mesma nota.
Ao longo deste percurso, os concorrentes deram forma às suas ideias com curiosidade, criatividade e paixão. Após uma avaliação por um júri multidisciplinar (composto por profissionais das artes, investigadores do MARE e jovens embaixadores), foram selecionados os projetos em breve expostos ao público.
A inauguração contará também com a entrega de prémios, pelas 18h30, reconhecendo o talento dos participantes com experiências ligadas ao mar, como observação de cetáceos, batismos de mergulho SCUBA e kits artísticos. Mais do que prémios, são “oportunidades para reforçar a ligação à conservação marinha e incentivar o crescimento destes artistas”, refere a ARDITI.
Esta é uma exposição para toda a família, crianças, jovens, adultos e curiosos, que terão a oportunidade de “conhecer de perto o talento local e refletir sobre a importância de cuidar do oceano que nos inspira, nos alimenta e nos liga ao mundo”, conclui.