A Fundação Cecília Zino inaugura no próximo dia 9 de janeiro, pelas 18h30, a exposição ‘Bestiário’, de Tobias Freire, a terceira mostra integrada na 2.ª edição da Open Call ‘Jovens Talentos FCZ – Artes Visuais’.
Segundo nota de imprensa divulgada pela fundação, a exposição estará patente no Centro de Desenvolvimento Humano da Fundação Cecília Zino, localizado na Rua do Bettencourt, n.º 10, 4.º andar, no centro do Funchal, e poderá ser visitada entre 9 de janeiro e 5 de março, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas, com entrada gratuita.
De acordo com a mesma nota, a Open Call “Jovens Talentos FCZ – Artes Visuais” tem como objetivo criar programação cultural de portas abertas e contribuir para o combate à desigualdade social, através da promoção da acessibilidade à fruição cultural. A iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal do Funchal e da Direção Regional da Cultura, tendo distinguido quatro jovens artistas madeirenses com uma bolsa destinada à criação de materiais artísticos a expor ao longo dos próximos meses na sala multiusos da fundação.
O autor da proposta vencedora, Tobias Freire, descreve “Bestiário” como uma reflexão sobre a forma como corpos considerados transgressores são socialmente oprimidos, abordando conceitos de monstruosidade, moralismo e construção social. O artista questiona os limites sociais e naturais impostos aos corpos e a narrativa criada em torno da adolescência, frequentemente associada a um período de instabilidade e transformação, sublinhando o impacto dessa visão sobre corpos jovens que não se enquadram em modelos socialmente fabricados.