MADEIRA Meteorologia

Exposição ‘Atlas do Planeamento’ na Casa da Cultura de Santa Cruz

Data de publicação
04 Dezembro 2024
10:12

A Casa da Cultura de Santa Cruz | Quinta do Revoredo, no seu 31º Aniversário, inaugura na próxima sexta-feira, dia 6 de Dezembro, pelas 18 horas, a exposição intitulada “Atlas do Planeamento”.

Trata-se de uma exposição-arquivo de ideias, um repositório de abordagens e conhecimentos, onde cada imagem, desenho e texto constitui registo de um tempo passado e referência para um futuro.

“É uma mostra que aprofunda o planeamento urbano na Região, onde são desvendados planos e projetos urbanísticos desenvolvidos para as cidades e vilas da Madeira e Porto Santo, antes dispersos e fragmentados em diversos arquivos públicos e privados, que são aqui agrupados de forma meticulosa”, explica a Casa da Cultura, através de um comunicado enviado à redação.

A exposição apresenta cerca de 80 planos, anteriores ao primeiro plano diretor municipal de cada município, provenientes de 11 fontes arquivísticas distintas, numa mostra que potencia o conhecimento e a investigação.

Através desta exposição-investigação propõe-se acompanhar o percurso da complexa evolução do nosso espaço urbano, assinalando, a cada momento, os aspetos mais significativos do planeamento da Madeira e do Porto Santo.

A mostra é enriquecida com vídeos/entrevistas de investigadores, que dão a sua opinião pessoal sobre os planos e sobre a atualidade dos mesmos.

A exposição tem a coordenação geral de Ilídio Sousa, diretor regional do Ordenamento do Território, a coordenação da investigação, recolha documental e projeto expositivo é dos arquitetos Pedro Gonçalves e Amanda Conduto, sendo este um projeto que também contou com a análise de um conjunto de arquitetos, urbanistas e historiadores como Carolina Sumares, Cristina Perdigão, Daniela Alcântara, David Oliveira, Emanuel Gaspar, Gil Gama, Gustavo Freitas, Jorge Freitas, Luís Xavier, Pedro Gonçalves, Pedro Ribeiro, Roberto Rodrigues, Rui Campos Matos e Rui Carita.

A organização desta exposição é da Direção Regional do Ordenamento do Território.

Este processo levou dois anos e resultou nesta exposição itinerante que irá passar por todos os municípios da região, estando, igualmente, a ser preparada uma publicação que irá reunir o material numa coleção de livros sobre o planeamento urbano do século XX.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas