A Orquestra Clássica da Madeira, através de uma das suas orquestras de cordas, a “Ensemble XXI”, irá apresentar um concerto sob a direção musical do violinista Yuriy Kyrychenko, a ter lugar, no dia 22 de novembro, na Capela da “Fundação Princesa Dona Maria Amélia”.
Em nota enviada a OCM, salienta que a Ensemble XXI, “foi criada no seio da Orquestra Clássica da Madeira” e que “tem como objetivo primeiro interpretar obras para pequena orquestra de cordas de compositores do Séc. XX e Séc. XXI. Dentro do repertório abordado por este grupo, estão obras de compositores nacionais como Joly Braga Santos, Vianna da Mota a compositores europeus como Turina, Britten entre outros.” Ainda sobre o repertório, a OCM acrescenta que “numa abordagem mais leve o Ensemble XXI tem no seu repertório obras de Scott Joplin e Duke Ellington, assim como obras de outros períodos da história da música. Constituído por elementos do naipe das cordas da Orquestra Clássica, o Ensemble XXI já tocou em todas as salas da Madeira e Porto Santo.”
Por fim, a orquestra madeirense deixa o convite à população “a vir usufruir de uma experiência inesquecível, onde a história e o espírito solidário desta instituição se conjugam com as mais belas e profundas emoções que as obras musicais têm para vos oferecer”.