A banda madeirense NAPA continua a somar conquistas no panorama musical português. Depois de terem sido confirmados no Rock in Rio Lisboa 2026, o grupo volta a integrar o alinhamento de um dos maiores festivais do país, o Primavera Sound Porto, cuja próxima edição decorrerá entre 11 e 14 de junho, no Parque da Cidade.
O cartaz, divulgado esta terça-feira pela organização, inclui nomes sonantes da música internacional como Gorillaz, Massive Attack e The xx, bem como os britânicos IDLES, os irlandeses Kneecap e a DJ sul-coreana Peggy Gou, entre muitos outros.
Entre as propostas nacionais, os NAPA surgem lado a lado com artistas como Capicua, Rita Vian, emmy Curl, PAUS, Inês Marques Lucas e Gisela João, numa clara representatividade da nova música portuguesa neste festival.
Vencedores do Festival da Canção 2025 com o tema ‘Deslocado’, que levou Portugal à Eurovisão, os NAPA têm afirmado uma identidade própria, misturando sonoridades pop e indie com raízes madeirenses e uma autenticidade que lhes tem valido elogios da crítica e do público por todo o mundo.
‘Deslocado’ é, aliás, um autêntico fenómeno nas plataformas de streaming, somando até à data mais de 88 milhões de reproduções no Spotify.
Após o anúncio dos concertos agendados para janeiro nos coliseus do Porto e de Lisboa, e a aguardada atuação no Rock in Rio a 20 de junho, a presença no Primavera Sound Porto 2026 - que acontece ainda antes da estreia no Palco Super Bock, em Lisboa -, vem fortalecer o crescimento sustentado da banda que começou em garagens do Funchal e hoje ocupa os maiores palcos nacionais.
Ainda este ano, os NAPA vão passar por palcos de três cidades de três países, tendo concertos agendados para 6 de novembro em Dublin, 7 de novembro em Londres e 14 de novembro em Madrid.