Igreja de São João Evangelista (Colégio) recebe amanhã, pelas 21h30, concerto pela organista uruguaia Cristina García Banegas.
Nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, o programa 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira, evento promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura, volta a ter lugar na Igreja de São João Evangelista (Colégio). A partir das 21h30, a organista uruguaia Cristina García Banegas fará uma viagem 'De Bach a Piazola'.
Sobre este concerto, refira-se que Johann Sebastian Bach é talvez a mais importante figura da música para órgão. A vastidão e a qualidade da sua produção, aliadas à forma como explorou todos os recursos do instrumento, garantiram-lhe um lugar ímpar na história da música ocidental. A organista uruguaia Cristina García Banegas estabelece, neste concerto, uma ponte surpreendente entre aquela figura lapidar e um dos mais significativos compositores sul-americanos do século XX: Astor Piazolla.
"A ideia inicial de montar um repertório que combinasse Piazzolla com Bach foi sugerida pelo organista alemão Andreas Liebig, que me convidou para um concerto de órgão com programação exclusivamente dedicada a estes dois compositores, para o 10.º Festival Krummhörner Orgelfrühling 'Feuer und Wind', em 6 de maio de 2011, em Emden (norte da Alemanha). A proposta era tentadora, mas poderia apresentar certas dificuldades em conseguir uma combinação que de alguma forma criasse um efeito de unidade, de empatia, no caráter e nas tonalidades. Por fim, o projeto foi formado em dípticos como Prelúdio e Fuga (Tango e/ou Fuga, Coral ou Fantasia). Recordemos que, em 1933, Astor Piazzolla teve aulas de música com o pianista húngaro Bela Wilda, discípulo de Rachmaninov, de quem mais tarde disse: «Com ele aprendi a amar Bach».", explica Cristina García Banegas.
"O Projeto Piazzolla ao encontro de Bach confronta um maravilhoso diálogo entre formas musicais, tonalidades, empatias, brincadeiras, com obras emparelhadas e com a sonoridade do órgão construído por Dinarte Machado em 2008, com recursos tímbricos muito coloridos, para nos aproximar de ambos os compositores", acrescenta ainda a organista.
O 12.º Festival Internacional de Órgão da Madeira decorre até ao próximo dia 22 de outubro. Os próximos concertos, todos com entrada gratuita, vão ter lugar nos concelhos do Funchal e Machico, nomeadamente na Igreja de São João Evangelista (Colégio), Convento de Santa Clara e Igreja de São Martinho no Funchal e Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Machico).
O programa do Festival e toda a informação sobre o evento podem ser consultados em https://festivaldeorgao.madeira.gov.pt/ .