O Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira divulgou em nota de imprensa que tem dois projetos de investigação em destaque na newsletter de março do Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM), INET - md, da Escola Superior de Educação do Porto.
O primeiro projeto, intitulado ‘Modelo de Acompanhamento Pedagógico em Artes. Um percurso de sucesso’, tem como objetivo analisar e sistematizar o modelo de acompanhamento e supervisão pedagógicos na área das expressões artísticas performativas, em desenvolvimento nos estabelecimentos de educação e ensino da Região Autónoma da Madeira. A equipa de investigação é composta por Natalina Cristóvão (investigadora responsável do projeto e Diretora dos Serviços de Educação Artística na Direção Regional de Educação), Carlos Gonçalves (investigador integrado do CIPEM e Presidente do Conservatório) e Paulo Esteireiro (Diretor dos Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação do Conservatório).
O segundo projeto, intitulado ‘O Uso de Ferramentas Tecnológicas na Preparação do Estudo e Performance Musical: uma análise exploratória com alunos e professores do ensino profissional artístico’, utiliza o Modelo de Aceitação da Tecnologia para compreender como alunos e professores percebem e utilizam as ferramentas tecnológicas para preparar o estudo e a performance artística. A equipa de investigação deste segundo projeto é constituída por Rúben Sousa (investigador responsável do projeto e psicólogo no Conservatório), Carlos Gonçalves e Paulo Esteireiro.
"Espera-se que os resultados desses projetos possam ser úteis para melhorar a educação artística na região e replicados em outros contextos, para que outras regiões do país ou do mundo possam adotar essas práticas bem-sucedidas na educação artística", refere a mesma nota divulgada pelo estabelecimento de ensino artístico esta segunda-feira.
Mais informações sobre o CIPEM podem ser consultadas em https://cipem.ese.ipp.pt/.
Redação