No próximo dia 6 de abril, irá ocorrer, na Gibiteca da Prefeitura de Curitiba, pelas 15 horas, o lançamento do Concurso Luso-Brasileiro Literário e de Ilustração, promovido pela Fundação Cecilia Zino (Portugal), em parceria com a Fundação Iniciativa (Brasil).
Este concurso pretende atribuir dois prêmios de 3000 euros a jovens portugueses e brasileiros, até aos 26 anos, que concorram com uma narrativa original, ou com uma proposta de ilustração, que em combinação, irão compor uma obra literária publicada e distribuída nos dois países, pela editora Fundação Cecilia Zino.
As duas fundações possuem missões semelhantes, na intervenção e apoio de jovens em situações de vulnerabilidade, e assinarão um protocolo que além do Concurso Literário e de Ilustração, prevê o desenvolvimento de atividades de caráter artístico e social em conjunto, assim como a apresentação do projeto comum no Philea Forum, um encontro de entidades filantrópicas europeias, na Croácia, em maio.
A Fundação Cecilia Zino, está em residência artística com dois artistas portugueses de relevo, Mariana a Miserável e Júlio Dolbeth, assim como com o artista curitibano Marcelo Lopes, durante a semana de 4 a 6 de abril. Os artistas estarão em trabalho de criação direto com os jovens da casa de acolhimento da Fundação Iniciativa, baseado no livro SAL - lançado pela Fundação Cecilia Zino, e em trabalho de journaling, já iniciado pelos jovens acolhidos pela Fundação Iniciativa, como forma de iniciar as atividades em comum, e marcar o lançamento do Concurso Literário e de Ilustração.
O Concurso Literário e de Ilustração é uma iniciativa financiada a 100% pela Fundação Cecilia Zino, e conta com parceiros brasileiros, como a Prefeitura de Curitiba e o Consulado Português em Curitiba.